Josué 22 - 30/03/09

Os filhos de Israel souberam de um altar erguido pelas tribos de além do Jordão e se puseram indignados a marchar contra eles.

Lá chegando puderam ver que o que lhes parecia uma heresia era o contrário.

Vamos ler e ver como o diálogo é importante: evitou uma batalha irracional.

4 comentários:

Fred disse...

Várias coisas chamaram a minha atenção neste capítulo, mas posso destacar duas:
- Zelo
- Diálogo

O versículo 5 exprime o tipo de zelo que foi solicitado ao povo de Deus e que nos é pedido ainda hoje. É auto-explicativo. Temos que zelar pelas coisas do Senhor, e com dois detalhes a saber:

Temos que nos preocupar não somente com o que fazemos pela obra de Deus, mas como pelo o que nosso companheiro faz, pois, os atos de cada um traz consequências sobre TODOS e não só sobre o indivíduo. E a segunda questão é que zelo sem discernimento pode ser um perigo muito grande. De tão preocupados que estavam com a atidude das tribos de além Jordão, os filhos de Israel foram para lá guerrear....

Neste ponto ressalto o diálogo mostrado também na leitura. Através do diálogo evitou-se o pior.

Assim convido a todos, que em qualquer circunstância, sobretudo naquelas coisas que nos incomodam, conversemos sempre, e muito, antes de tomarmos decisões ou fazermos julgamentos. E claro, vamos zelar pela obra de Deus, como somos convidados a fazê-lo.

Deus os abençoe,
Fred

Adriana disse...

"Precisamos edificar este altar, não para holocaustos nem para sacrifícios, mas como testemunho entre nós e vós, e entre nossos descendentes, de que continuaremos a realizar o serviço do SENHOR perante a sua presença, com nossos holocaustos e com nossos sacrifícios de comunhão."

O serviço de cada um no MMDP, por menor que seja faz parte dessa edificação e portanto é muito importante.
Não nos deixemos desanimar por alguma pedra que possa surgir durante a nossa caminhada. E vamos procurar sempre estender as mãos para o que estiver ficando para trás, pois o importante não é caminhar sozinho, mas sim, juntos.

Elaine disse...

Concordo com o Fred sobre o tema central desse capítulo: Zelo e diálogo. Fazendo uma outra interpretação, na vida em comunidade, precisamos zelar pelo que falamos em nossos diálogos afim de evitarmos desavenças e mal entendidos.
Contudo, gostaria que guardássemos em nosso coração as orientações de Moisés também presentes nesse capítulo(vers.5): "Amai ao Senhor vosso Deus, andai sempre em seus caminhos, observai seus mandamentos, apegai-vos a ele, servi-o com o vosso coração e com toda a vossa alma".

Fred disse...

E eu ainda acrescentaria: com todas as suas forças!

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.