I Samuel 30

O que me chama a atenção nesse cap, foi qdo Davi retornou à Siceleg e constatou o ataque dos amelecitas. O povo havia perdido os bens materiais e parentes e entes queridos, pois os que atacaram levaram o que podiam inclusive as mulheres. O povo estava amargurado e, por isso, quiseram apedrejar Davi, mas esse, embora tivesse perdido as suas esposas, buscou conforto no senhor e perguntou a Deus sobre como proceder. Agiu, então, como o Senhor lhe orientou, perseguindo os amalecitas e retomando o espólio.
Acredito que temos que agir sempre assim diante de uma situação que nos incomoda. Mesmo que seja pequena. E nessas que treinamos para enfrentar as grandes dificuldades. Davi se entregou ao Pai. Não maldisse. Orou e buscou na ação abençoada por Deus, recuperar-se do tombo. A mensagem central e essa: - refugia-se no senhor e agir no contexto experimentado pela própria vida, segundo as suas orientações.

Outro ponto interessante, foi qdo Davi divide os espólio recuperado. Primeiro reforça sua liderança, distribuindo para os seus amigos próximos, que combatia com ele e que ficaram pelo caminho devido à fadiga os bens recuperados. Davi interpretou que, de alguma forma, todos estavam juntos e formavam um grupo coeso. A participação de cada um ficaria difícil de se medir, pois todos trabalharam juntos para recuperar o espólio. Ele foi sábio, porque se não distribuísse a todos criaria divisões internas no grupo.
Do pto de vista da fé, o senhor faz isso conosco. Não importa se rezamos muito ou pouco. Não interessa se vivemos na clausura ou no mundo. Deus nos ama com amor incondicional e distribui isso de modo equitativo. Também, Deus assim procede com a salvação que é um bem distribuído gratuitamente a todos, sem exceção, pela graça e providência divina, e não por méritos pessoais.
Então somos salvos pela bondade de Deus. Não seremos salvos porque rezamos, porque tocamos, porque fazemos isso ou aquilo. Devemos fazer essas coisas para estarmos com o Pai, para cumprir sua vontade, como forma de retribuirmos o seu amor e de vivermos próximos de sua graça.
Por fim desejo partilhar, a ação de Davi junto à sociedade. Ele distribuiu parte dos bens a vários sacerdotes e cidades. Nesse caso, pensou mais uma vez no coletivo, porque Deus assim o inspirava, pois afinal de contas ele seria o governante do povo. O chefe ou o líder deve pensar em todos e Davi assim o fez. Ao mesmo tempo, construiu base de apoio para o seu futuro governo.

2 comentários:

GABI disse...

O QUE MAIS ME TOCOU NESTE CAP É A SEGUINTE FRASE: DAVI RECONFORTOU-SE NO SENHOR SEU DEUS.
NESTE ANO VIVI MUITO ESTE VERSÍCULO EM MINHA VIDA, NAS VÁRIAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS QUE PASSEI, BUSQUEI ME RECONFORTAR NO COLO DE DEUS, E FORAM PARA MIM EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS

FCR disse...

Aquilo que eu vejo neste capítulo é que Deus quer qeu façamos nossa pare também. Não devemos ficar esperandoa scoisas caíremo do céu. Também, o texto nos avisa que nem tudo é castigo de Deus e qeu devemos enfrentar as provações com coragem. Por fim, o texto nos fala que o dom de Deus não deve ser monopolizado. Tudod eve ser comum entre nós, povo d anova aliança, homens da nova era que se inicia com o Cristo.

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.