Uma análise do segundo relato da criação no Gênesis- GN 2,4-25 (IV)

21 Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.



22 E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.


Assim, Deus estabelece a relação horizontal. Tira a mulher da costela por que ela é igual, não porque ela seja inferior. Um ser humano só se torna verdadeiramente humano com outros seres humanos. Só no seio da humanidade, o ser humano cresce e se desenvolve. Houve caso que crianças forma criadas por lobos. Estas crianças nunca desenvolveram plenamente seu potencial de humanidade. Por isso é tão importante estabelecer a relação horizontal. A relação entre seres humanos é vontade de Deus. Quem pensa que pode ficar somente no eu e Deus, está indo contra a vontade de Deus.


23 "Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem."


24 Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.


Quem pensa que sexo é uma coisa suja e pecaminosa, nunca leu este trecho da Bíblia. É por meio da união carnal que homem e mulher se tornam um. Pelo fato do sexo ser algo tão sublime, é que devemos reservar sua prática a momentos muito especiais e sublimes. Ser um com outra pessoa não é ter prazer às custas desta pessoa. É compromisso. É partilhar aquilo que você é com esta pessoa. Partilhar suas fraquezas, suas qualidades e todo o seu ser. Isto é algo saudável e importante para o processo de amadurecimento do ser humano.



25 O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.



Não havia concupiscência. Não havia inclinação para o mal. A relação do homem com Deus era equilibrada e harmônica. A nudez simboliza esta ausência da inclinação do homem para o mal. O ser humano não tem porque se envergonhar.

 
Por Fábio Cristiano

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.