1 Samuel 1

Neste capítulo podemos ver a fé de uma mulher no seu Deus, no Senhor dos exércitos.
Instigada a se revoltar contra o Senhor ela, contrariando o desejo alheio, se entregou nas mãos deste Senhor e foi ouvida.

Vamos ler este capítulo e partilhar sobre isto.
Deus os abençoe!!

6 comentários:

Fred disse...

"Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. Ana concebeu, e, passado o seu tempo, deu à luz um filho que chamou Samuel; porque, dizia, eu o pedi ao Senhor." (1 Sam 1,20).


Eu pedi ao Senhor...


O interessante deste versículo, no meu entender, é que ele demonstra um louvor, um reconhecimento por uma atitude tomada diante de uma situação de humilhação e de instigação. A outra mulher tripudiava sobre Ana e a humilhava pelo fato de ser estéril.

Ela queria que Ana se revoltasse, mas ao contrário, Ana não se revoltou, mas se "voltou" ainda mais ao Senhor e fez uma bela e sincera oração.

O que fica para mim? Sejamos como Ana, nas situação difíceis da vida não nos revoltemos, mas voltemos nossa face ao senhor e nos entreguemos em suas mãos.

Deus abençoe a todos,
Fred

FCR disse...

Colocarei alguns detalhes importantes.
Primeiro: Leia-se este primeiro capítulo de Samuel em contin uidade com o livro dos juízes.
Segundo:O santuário de Silo parecia ser muito importante na época dos juízes.
Terceiro: Para o povo de Israel era muito importante a questão da descendência e da terra. Uma descendÊncia vasta era vista como benção. Por isso a esterilidade de ana era vista como um castigo de Deus. A outra mulher não tinha misericórdia para com ela e julgava estar certa. Quantas vezes nós julgamos alguém por sua situação? quantas vezes nos julgamos superiores aalguém por sermos fiéis? Devemos nos compadecer dos qeu sofrem. Não devemos crer que o sofrimento é um castigo de Deus.
Quarto: Ela prometeu a Deus que Samuel seria um nazireu como Sansão, ou seja, Samuel não cortaria os cabelos. E Ana o entregou a Deus. Samuel seria educado no templo de silo que era onde se encontrava a Arca da Aliança na época.
Quinto: O caso d eAna me lembra a história de Jacó com Raquel eLia. Raquel era mais amada por Jacó e era estéril Lia era fértil. Por fim Deus abençoou Raquel com dois filhos. Ana foi abençoada com seu filho Samuel, perpetuando sua descendência.

Acho que, por agora, é só isto, pessoal. até o próximo capítulo.

Priscila Favaro disse...

Gostei muito do versículo 13:

"Ana, porém, falava no seu coração, e apenas se moviam os seus lábios, sem se lhe ouvir a voz."

Linda a forma como foi escrita. A única voz necessária para que Deus nos escute é a do coração! Não foi preciso louvores e gritos para que a oração de Ana fosse atendida... o importante é que foi sincera!

GABI disse...

O NOSSO DEUS É FEIL E MARAVILHOSO. É LINDO VER O MILAGRE QUE ELE REALIZOU NA VIDA DE ANA. O NOSSO DEUS É UM DEUS DO IMPOSSÍVEL QUE TB REALIZOU MARAVILHAS E MILAGRES EM NOSSAS VIDAS. OBRIGADA MEU DEUS E EU TE AMO MUITO

FCR disse...

Livro de Miquéias Capítulo 6
6“Com que me apresentarei ao Senhor,
e me inclinarei diante do Deus do céu?
Poderia apresentar-me com holocaustos
ou com novilhos de um ano?
7Terá o Senhor prazer nos milhares de carneiros
ou nas miríades de torrentes de óleo?
Darei meu primogênito por meu crime?
O fruto de minhas entranhas por meu pecado?”
8“Já te foi revelado, ó homem, o que é bom
e o que o Senhor exige de ti:
nada mais do que praticar o direito,
amar a bondade
e caminhar humildemente com teu Deus!”

Estou transcrevendo este trecho para uma reflexão mais profunda. Não adianta nada a oração, por mais sincera que seja, se não houver juntoa dela aprática da justiça e do direito. Só há verdadeira paz, onde há prática da justiça, do direito e da misericórdia. Não fiquemso presos aos prodígios que Deus realiza para seu povo, mas atentemos em como o povo age diante deste Deus que se revela e perguntemo-nos como temos agido. Sei qeu vou ser um pouco duro, mas é apenas para reflexão. Um colega meu me disse, certa vez, que existe o povo d edeus e o povo da Igreja. O povo da Igreja é aquele que está ali n aIgreja e não faz a vontade de Deus, não pratica a caridade e a justiça. O povo de Deus é aquele que está em busca de cumprir avontade do Pai. Perguntemo-nos, cada um de nós: a qual destes doi spovos temos pertencido e a quald eles queremos pertencer?

Fred disse...

Tô gostando destas paryilhas deste capítulo hein !!!!

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.