Juízes 21

Fim do livro dos Juízes! Israel está tentando resolver um problema, digamos, no mínimo interessante. Vejamos o que podemos aprender deste capítulo.

8 comentários:

Fred disse...

Bom, não sei se não li corretamente os pultimo capítulos, mas fiquei na dúvida sobre toda esta discussão dest capítulo. Alguém pode me esclarecer melhor qual era exatamente a origem do problema. Eu devo ter perdido algo em algum lugar na leitura. Contudo, posso dizer que me lembrei logo do povo brasileiro, que sempre tenta dar um jeitinho nas coisas.

A impressão que me fica, e daí tiro a lição, é de que nunca devemos tomar decisões de cabeça quente, pois, decidir o que fazer para consertar o que foi feito intempestivamente pode ser mais difícil e complicado.

Deus abençoe a todos,
Fred

FCR disse...

A tribo de Benjamin estava à beira da extinção. O povo d eIsrael s epreocupava coma promessa divina feita aos doze filhos de Jacó. Para manter esta sacralidade era necessário que se garantisse a descendÊnciad a tribo de Benjamin. Porém, todos os que participaram do juramento em Mispá, juraram que não dariam suas filahs a um benjaminita. Por isso era necessário alguém que não tivesse feito este juramento. Aí entra o povo de Iabesh que foi acusado d etraição por não ter participado da coligação contra a tribo de Benjamin. Simplesmente destruíram os traidorese tomaram suas virgens para os filhos de Benjamin. Exite um outro relato diferente para a solução do problema logo a seguir. é o caso do rapto das donzelas de Silo que é mesclado com o primeiro no versículo 14 pela afirmação de que não havia mulheres o suficiente.
Ao fim do capítulo, cada tribo retorna ao seu território conforme o sorteio que havia sido feito. A última afirmação de que não havia rei em Isareal e cada um fazia o que bem entendi prepara o início do livor de Samuel que seria o último juiz e instalaria a realeza em Israel. Foi muito bom trabalhar com vocês. Fiquem com Deus. Precisando, estarei disponível.

Fred disse...

É claro que queremos que você continue partihando conosco. Este espaço é para todos. Agora iniciaremos outro livro e esperamos contar com seus conhecimentos Fábio.
Um abraço,
Fred

Fred disse...

Mas o povo de Iabesh era israelita também?

FCR disse...

Frederico,
Sim. Era israrelita. e não respondeu à convocação em Mispá.

Juniior disse...

caros amigos,
Vou partilhar o cap 20 e 21.
Bom.. não posso deixar de comentar a técnica empregada por Israel para atrair os tb hebrus - os bejaminitas. uma armadilha bem montada. na aparencia Is fez crer aos bejaministas que estes venciam a batalha. logo os pegaram em emboscada não possibilitado reação. para nossa vida de serviço , acredito que devamos ter o papel de preparar o terreno para deus agir. explicando melhor, a nossa música deve atrir as pessoas e fazer com que ela abra o coração - a armadilha - no bom sentido é claro. que estarám para emboscar - desde que o individuo permita é o espírito de Deus.
no 21, ... mulher sempre é problema.... ah ah a ha. calma mulheres... to com o fredão. temos que tomar atitudes de acordo com a vontade de Deus. repeitar isso ´as vezes não é tão fácil. primeiro que temos q identificar qual é a vontadde do pai. no caso, Is pensou que deveria vingar a morte da concubina, desferindo com forças contra os Bej..porém, perceberam que tinham destruído parte do próprio povo. é assim que tb acontece qdo não agimos com misericordia para com o próximo. parte de nos é destruida. portanto, a verdadeira justiça é aquela que ocorre de acordo com a misericordia de deus..
"tarefa simples " a nossa: reconhecê-la - diferente do que fez o povo hebreu
PS: o cara que partilhou com gente, fica ai veio, continue a acessar o nosso blog q tb é seu

fui

cap...

Fred disse...

kkkkk

Anônimo disse...

(Liturgia Diária -Evangelho de Hoje MATEUS 7, 1-5)
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.
3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
***** ****** ******
O EVANGELHO DE HOJE DISPENSA TODO E QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO...Que reflitamos e coloquemos em prática o que o Senhor nos pede no dia de hoje....

OBS: Primeira Leitura: Gn 12, 1- 9 /Salmo de hoje : SL 32

DEUS ABENÇOE Á TODOS

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.