A Aliança no Oriente Médio antigo

A conclusão de uma aliança, em todo o Oriente Médio Antigo, é caracterizada pela fórmula cortar uma aliança que significa concluir um pacto. Isto se dava da seguinte forma: Os contraentes abatiam um ou mais animais, cortavam-nos em duas partes e dispunham uma metade frente à outra. Então passavam entre as partes dos animais abatidos pronunciando as cláusulas da aliança seguidas de maldições para aqueles que não as cumprirem. Um modelo desta forma de aliança pode-se verificar na Bíblia, em Gn 15:




9 "Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho."


10 Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves.


11 Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou.


12 E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão.


13 O Senhor disse-lhe: "Sabe que teus descendentes habitarão como peregrinos uma terra que não é sua, e que nessa terra eles serão escravizados e oprimidos durante quatrocentos anos.


14 Mas eu julgarei também o povo ao qual estiverem sujeitos, e sairão em seguida dessa terra com grandes riquezas.


15 Quanto a ti, irás em paz juntar-se aos teus pais, e serás sepultado numa ditosa velhice.


16 Somente à quarta geração os teus descendentes voltarão para aqui, porque a iniqüidade dos amorreus não chegou ainda ao seu cúmulo."


17 Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas.


18 Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: "Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates:


19 a terra dos cineus, dos ceneseus, dos cadmoneus,


20 dos heteus, dos ferezeus,


21 dos amorreus, dos cananeus, dos gergeseus e dos jebuseus."



Deus passa como que fogo entre os animais para selar a aliança com Abrão. Porém, o autor sagrado não coloca maldições na boca de Deus, mas somente as bençãos.

O animal morto em função de aliança é aliança, enquanto maldição da aliança a vigiar sobre a manutenção da mesma, significando a morte daqueles que a quebrarem. Porém, indiretamente, a maldição está orientada à benção garantindo que o respeito à aliança é vida.

Por Fábio Cristiano

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