1 Samuel 3

"Samuel, Samuel...."

Esta é uma das passagens bíblicas que eu gosto muito.

"Fala Senhor que teu servo escuta!!!"""

É assim que quero viver a minha vida: escutando o Senhor, e mais, aplicando suas ordens e fazendo valeu sua Palavra.

Aliás, logo no versículo 1 temos uma frase que muitas vezes passou desapercebida para mim: "e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias"... Parece até que o texto foi escrito hoje. Pois hoje, qual é o valor que as pessoas tem dado à palavra de Deus? E mais: qual é o valor que EU tenho dado????

Outro ponto que chamou minha atenção é a resposta de Eli ao saber das palavras do SENHOR: "Ele é o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos".

Que seja assim em nossa vida: fiquemos atentos para ouvir a voz do Senhor, sempre nos colocando à sua disposição no estudo da palavra, no serviço paroquial e nas orações diárias. E, sobretudo, vamos procurar dar a importância devida à palavra do Senhor e à sua obra.

Deus os abençoe,
Fred

8 comentários:

Elaine disse...

Este trecho do livro de Samuel é realmente lindo. O próprio Deus dirige a palavra a um menino e este é capaz de escutá-lo.Foi preciso que Deus falasse pessoalmente com Samuel porque como diz o versículo 7 "a palavra de Deus ainda não lhe tinha sido revelada".Para nós, que já conhecemos a palavra proclamada pelo próprio Jesus Cristo, se quisermos ouvir a Deus basta sermos fiéis a leitura da bíblia e com certeza Deus falará para cada um como falou para Samuel. E nós, como humildes servos devemos apenas responder: "Fala que teu servo escuta".

FCR disse...

O cenário é muito interessante.
Deus fala a Samuel junto da Arca, acima da qual Ele reside. Naquele período,as visões não eram frequentes e a Palavra do Senhor era rara. Deus chama Samuel. Samuel confunde a voz de Deus com a do sacerdote Eli. Eli instrui Samuel sobre como responder a voz de Deus que é papel do sacerdote. Deus fala a Samuel que o pecado da casa de eli é muito grande, pois ele não ensinou seus filhos a serem fiéis e term temor do Senhor. Que a casa de Eli seri castigada por seus pecados. Quando Samuel conta a Eli o que o Senhor lhe dissera, Eli simplesmente diz que pode mandar o castigo, pois le não vai mudar com as palavras: "Ele é o Senhor. Faça o que lhe aprouver". O relato se encerra narrando que Deus confirmava vocação profética de Samuel, não deixando nenhuma de suas palavras cair por terra. E, assim, Samuel se tornou conhecido em todo o território de Israel, "De Dan a Bersabéia" que ´eo equivalente a nosso "Do Oiapoque ao Chuí"

FCR disse...

Desculpe, mas tive de dividir em dois tópicos.
O referido texto me deixa com algumas interrogações.

Primeiro, quantas vezes confundimos o que o sacerdote diz com a vontade de Deus? Ou confundimos a vontade de Deus com o que o sacerdote diz? Devemos tomar muito cuidado.

Segundo, Como é séria a educação dos filhos. Eli não ensinou aos seus filhos que as coisas de Deus são sagradas e merecem respeito. Quantas vezes, pais, acham tudo o que os filhos fazem bonitinho e não os corrigem? Quantas vezes, deixamos as crianças faltarem ao respaito na Igreja por serem crianças? Deus coloca a Samuel como isto é importante.

Terceiro, Quantas vezes, nós temos raiva quando somos corrigidos e dizemos àquele que nos corrige:faça o que quiser. Eli podia ter se arrependido e voltado atrás, obtendo perdão de Deus. Mas, não! Ele achou que o que fazia estava certo e ia levar até as últimas consequências.

Pode-se perceber com clareza o esquema deuteronomista deste capítulo. Eli foi avisado já duas vezes de seus erros e não mudou. Quantas vezes Deus nos avisa de nossos erros e não mudamos? Quantas vezes somos surdos à voz de Deus nos nosso tempos. Quantos profetas Deus coloca em nossas vidas e preferimos não ouvi-los?No esquema deuteronomista, segue-se o castigo, conforme veremos no próximo capítulo.

Por fim, Samuel foi o último juiz e o primeiro profeta. Também foi sacerdote. O texto relata a vocação profética de Samuel. Para maiores esclarecimentos, devo colocar que a palavra profeta vem do grego e significa porta-voz, ou seja, Samuel falava em nome de Deus.

------------------

Frederico,
Que Bíblia você está lendo? No versículo 1, não se fala que a palavra de Deus tinha muita valia, mas que era rara. conferindo em diversas Bíblias:

TEB: "A palavra do Senhor era rara naqueles dias, as visões não eram frequentes"

Bíblia da CNBB: "Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes.

Bíblia de Jerusalém: "naquele tempo, raramente Iaweh falava, e as visões não eram frequentes"

-------------------

Atenciosamente,
Até o próximo capítulo.

Fred disse...

Fábio, estou usando a versão católica (pelo menos é o que está escrito) a bíblia em www.bibliaonline.combr.

Um abraço

FCR disse...

Fred,

Acho que vc cometeu um deslize. O texto que você leu era da Almeida corrigida.
Na bíblia online versão católica: "O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos de Heli. a palavra do Senhor era rara naqueles dias, e as visões não eram freqüentes"

Na Bíblia online Almeida Corrigida e revisada fiel: "E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta"

Fred disse...

Aha, isso acontece às vezes!!! Algumas vezes me esqueço de mudar.

Priscila Favaro disse...

Essa resposta de Samuel é realmente linda e serve de referência para todos aqueles que pretendem seguir o caminho de Deus. Revela despojamento e coração aberto à vontade de Dele, carregado de uma fé tão inabalável que, mesmo não sabendo qual era o propósito daquele chamado em sua vida, Samuel respondeu prontamente.

Excelente exemplo a ser seguido.

GABI disse...

ME TOCOU NESTE CAPITULO A PARTILHA DO FRED, E É O QUE PRETENDO FAZER COM JESUS SEMPRE, OU SEJA OUVÍ-LO E FAZER A SUA VONTADE. A RESPOSTA DE ELI TB ME TOCOU POIS ELEACEITOU A VONTADE DE DEUS

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.