1 Samuel 4 e 5

Olá povo de Deus,

nestes dois capítulos assistimos a derrota de Israel, mesmo portando a arco do Senhor no acampamento de guerra. E vimos o poder de Deus agindo nas cidades dos filisteus.

Duas coisas me chamaram atenção:

Primeiro o medo dos filisteus diante da notícia de que Deus estaria no acampamento de Israel (capítulo 4):

"6 Os filisteus, ouvindo-o, disseram: Que significa esse grande clamor no acampamento dos hebreus? E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
7 Então tiveram medo e disseram: Deus chegou ao acampamento. Ai de nós! Até agora nunca se viu coisa semelhante!
"

Eles temiam o Senhor de Israel, contudo Israel foi entregue nas mãos de seu inimigo. E a impressão que me fica, foi que Israel só tinha Deus da boca pra fora, apenas uma fé externa (oba-oba, superficial).

E a segunda coisa que me chamou atenção foi no capítulo 5 o fato dos ídolos aparecerem todos os dias caidos diante da arca do Senhor. Fantástico. Deus é o único Senhor.

Que em nossa vida tenhamos uma fé arraigada no mais íntimo do nosso ser, sincera e determinada, e que reconheçamos sempre nosso lugar diante deste Deus máximo e amoroso, ou seja, humildemente de joelhos .

Deus abençoe a todos!
Fred

8 comentários:

FCR disse...

Continuando a dinâmica do deuteronomista, após o pecado vem o castigo. A derota nas mãos dos filisteus foi este castigo. O detalhe interessante é que o povo levou a arca para tentar garantir a vitória. A arca era o símbolo da presença de Deus. Depositaram toda sua esperança de vitória na glória do Senhor. A arca da Aliança foi utilizada como talismã. De que adianta contar com a proteção do Senhor se não há compromisso com o projeto divino? Este trecho mostra que Deus é poderoso e que não se submete à vontade dos homens. Nada adianta fazer promessas e sacrifícios se não se cumpre a vontade do Pai. Este tema é novamente tratado no livro de Miquéias. Os dois sacerdotes que profanaram o culto são punidos exemplarmente. A glória do Senhor, que está presente à arca, é levada pelos filisteus. Por isso que a mulher de Pinhás dá o nome de I-Kabod (não há mais glória) a seu filho. Eli morre ao saber que a arca foi levada pelos filisteus. A mensagemd o texto se dirige ao povo que está no exílio da Babilônia. Quando dois exércitos entravam em guerra, eram os seus deuses qeu guerreavam. Se os judeus foram vencidos, na mentalidade popular, era porque o deus da babilônia era mais forte que o Deus de Israel. Este relato mostra que isto não é verdade. É demonstrado qeu o Deus que nã protegeu o povo de Israel é todo poderoso e não s esubmete a nenhuma outra divindade. Os relatos do capítulo 5 servem para demonstrar o poder e a glória de Deus para um povo que se encontrava humilhado e exilado. Deus é Senhor. Esta é a grande mensagem do capítulo 5.

Fred disse...

Pois é, eu achei este capítulo 5 muito massa!!
Fred

Elaine disse...

Procuro sempre entender a palavra de Deus dentro do contexto que estou vivendo no momento. Por isso, hoje o que me chamou a atenção foi o fato de que sendo Eli um homem tão santo, servo fiel de Deus,não deixou de sofrer na carne a perda de seus filhos e a derrota de seu povo. Então, assim como os anciãos de Israel, eu me pergunto: "Por que Deus deixou que fossem derrotados pelos filisteus? São muitos os questionamentos, como este, que fazemos ao longo da vida. Por que Deus permitiu que aquela criança morresse? Por que tantas pessoas boas sofrem a opressão dos maus? Por que na maioria das vezes as coisas não acontecem como pedimos em nossas orações? Muitas dessas perguntas não tem respostas lógicas aos olhos dos homens, porém estão dentro de um contexto maior dos projetos de Deus para o mundo e para nossa vida. No caso dos israelitas, depois permitiu que a arca fosse levada para que Ele pudesse manifestar o seu poder sobre os outros Deus. E no nosso caso, vamos parar de questionar tanto a Deus e deixar que o seu projeto se cumpra livremente em nossas vidas. Cabe à Ele decidir o que é bom e o que não é bom para nós. Deixemo-nos caminhar na luz de Cristo, confiantes que o amor Dele sempre escolherá o melhor para nós.

FCR disse...

Elaine,

Eli não foi totalmente santo. Ele deixou que seus filhos profanassem os ritos do templo. Como sacerdote, ele tinha de ter tomado uma medida para corrigir Hofni e Pinhás. Ele pecou por omissão.

Priscila Favaro disse...

Embora tenha achado um pouco estranho, gostei da forma como a soberania do Senhor prevaleceu sobre aquele povo.

Acho que essa mensagem ficou mais clara para mim.

Fred disse...

pois é..... Deus tenha misericórdia de mim que sou tão pecador!

FCR disse...

Fred,

Você está no caminho. Cristo veio para chamar os pecadores à conversão e não para os justos que, teoricamente, já estão salvos.

Atenciosamente,
FCR

GABI disse...

ESTE CAPITULO CHAMOU ATENÇÃO AS MESMAS COISAS QUE VCS E A PARTILHA DA ELAINE. É LINDO VER QUE QD DEUS CHEGA TUDO TREME, E EU TENHO PEDIDO MUITO A ELE LIBERTAÇÃO PARA MINHA VIDA. ESTOU VIVENDO UM MOMENTO INTENSO DE CURA INTERIOR, E A ARCA DO SENHOR EM MINHA VIDA TEM SE MANIFESTADO ATRAVÉS DO OFÍCIO DE NOSSA SENHORA, QUE TENHO REZADO TODOS OS DIAS E TENHO EXPERIMENTADO MUITA LIBERTAÇÃO E CURA E RESTAURAÇÃO. BEIJOS A TODOS GABI
AOS POUCO CHEGO EM SAMUEL 16

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.