1 Samuel 28

Neste capítulo, fiquei particularmente angustiado com o fato do Saul recorrer a uma cartomante. O Senhor não o respondeu e ele partiu logo para algo proibido.

Será que ele não via? Sabendo que isso não agradava ao Senhor, ainda assim, recorreu à cartomante/necromante. Depois chega Samuel vindo dos mortos. Fiquei me lembrando sempre de deuteronômio: "Não invocareis os mortos!".
Não sei, mas acho que Saul atraiu para si uma terrível sorte.

Assim também, mantidas as devidas proporções, somos nós. Basta algo sair um pouco do que queremos que logo recorremos a outros meios para garantir o que queremos. Não nos basta apenas confiar no Senhor, mas deveria bastar. E porque não nos basta? Talvez porque nnão confiamos verdadeiramente no Senhor?

Oremos:
Senhor, meu Deus de amor, eu quero confiar cegamente em ti. Eu confio em ti e peço que me ensine, se possível pelo amor, a confiar cada dia mais.
Amés
Deus os abençoe.

3 comentários:

FCR disse...

Galera,
Este trecho é muito rico e interessante. O primeiro livro de Samuel caminha para os eu desfecho. Eis algumas observações:
-Samuel baniu anecromancia do país pois era desagradável a Deus.
-Necromancia traduz um binômio hebraico cuja significação precisa é discutida. Talvez fossem os intrumentos do necromante proibidos em toda a lei (Lv 19,31; Lv 20.6.27; Dt 18,11).
- Antes de ir à necromante, ele esperou uma resposta de Deus. Os meios permitidos de adivinhação em Israel pelos quais Deus falava eram o Urim e o Tummin que o sacerdote carregava( Ninguém hoje sabe o que eram tais instrumentos ), os sonhos (esperava que Deus lhe revelasse algo pelos sonhos), e os profeta (Esperava que Deus inspirasse alguém para lhe mandar uma resposta.
-Saul, desesperado pela ausência de resposta de Deus foi procurar outra solução para o seu problema. Ele buscava uma resposta sobrenatural a suas dúvidas. Quantas vezes, nós esperamos uma resposta d eDeus, não a temos e vamos atrás de outras respostas para nos satisfazer? Quantas vezes não ficamos satisfeitos com a resposta de Deus?
- A necromante disse tinha visto um deus que subia da terra. Duas coisas: Primeiro, os antigos semitas chamavam o espírito de um defunto de deus. Segundo, o espírito sobe da terra, pois está na mansão dos mortos (Sheol, infernos), pois Cristo ainda não havia vindo para nos libertar da morte. Por isso, o sacrifício de Cristo que nós celebramos em toda missa é tão importante.

Uma observação interessante é ofato d eSamuel lembrar Saul d etodos os seus pecados que o conduzem à ruína.

Saul podia ter feito diferente. Ao perceber que deus não lhe respondia, podia ter feito penitência, implorado o perdão do Senhor e assumido um novo compromisso. Porém, ele decidiu ir atrá do que o Senhor Deus abominava. Vamos refletir nossa posições.

Até o próximo capítulo. Fiquem com Deus e permaneçam Nele para sempre!

Fred disse...

Fábio, isto foi exatamente o que eu pensei, mas acabei não escrevendo por engano: Saul podia ter agido diferente, eu logo lembrei de nínive onde todos se arrependeram e Deus findou sua cólera.
Mas não, ele tinha que deixar sua ansiedade tomar conta. Creio que a palavra chave aqui é a ansiedade.

Agora imagine o grau de nossa ansiedade em uma sociedade onde tudo é pra ontem e não suportamos aguardar 30 segundos em um semáforo....

Deus abençoe a todos.
Fred

Elaine disse...

Quero juntar a minha oração a do Fred como diz o versículo 2 desse capítulo: "Confio-te, Senhor, para sempre, a guarda da minha pessoa. Que assim seja.

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.