1 Samuel 14

Começo a partilha deste capítulo com a seguinte afirmação:

"Jônatas me pareceu um maluco ingênuo mas se mostrou um homem de fé!"

Impressionante não? Ele sai apenas com mais um homem e vai se apresentar diante do inimigo com a firme esperança de que Deus vai entregar todo o exército inimigo em suas mãos. E foi dito e feito!!

O que me chama a atenção foi o fato de que não houve nenhuma revelação à priori de que ele deveria ir praticamente sozinho que iria vencer. Acreditou somente!!!!

O interessante é que ele não teve certeza até o momento em que ele se pôs diante do inimigo, até que ele se jogou sobre o inimigo.

E nós? Temos este confiança? Posso dizer por mim, que a minha razão, hoje, me impede muitas vezes de me lançar assim. às vezes prefiro ter certeza de que vai dar certo para me lançar.

Reze comigo:
"Senhor, eu confesso que muitas vezes em minha vida eu tenho medo e me escondo nas cavernas da vida. Tenho medo de me lançar e não atingir o objetivo. Dá-me a coragem de confiar e me entregar inteiramente a Ti, todos os dias de minha vida, em todas as situações. Pela intercessão da Virgem maria.
Amém!

Deus os abençoe!
Fred

6 comentários:

Capitão disse...

caros amigos,
eu me sinto da mesma forma. acho que talvez nunca tenha me lançado em algo que não vislumbrasse o resultado. tenho severas dificuldades para tanto.
indo nesse sentido, outro dia vi um adesivo que me causou muita tristeza. o camarado colocou no seu carro um remendo desses dizeres que vemos por ai : amo bh radicallmente. so que o que eu vi me causou impacto e era assim : - amo jesus radicalmente. no mesmo momento eu me perguntei será que amo jesus desse modo. será que amo mjesus mais que td, mais que minha filha por exemplo. sera que jesus quer que o amemos mais mais que nosso proximo ou sera que o que fazemos pelo proximo, fazemos pra jesus.
bom, o fato é que concluir que e mais ou menos por ai
se nao me engano na carta de sao joao diz que aquele que diz que ama a deus mas odeia o seu irmaõ é mentiroso ( mais ou menos isso). sao joao tb define que deus e amor.
o fato e que se amasse jesus radicalmente, não teria tanto medo de me lançar a qq desafio, mesmo que houvesse possibilidade de dar errado e mesmo que desse errado pq faria por amor. o amor e por natureza desiteressado e,portanto naõ se preocupa com retorno. na verdade a missão de jonas deu certo se não me engano em nínive, porem ele achou que deu errado pq não aconteceu conforme ele disse aos nenivitas.ele ficou chateado. se tivesse feito puramente por amor ele nao ficaria com tal sentimento, oq acho ser humanamente impossivel. se amassemos a deus radicalmente nao teriamos medo do "ridículo", como enfrentou francisco de assis. ele se desapegou de td pelo amor que sentiu por deus. ele não simplesmente colocou um adesivo em sua armadura de cavaleiro que tentou ser, mas sim lançou-se ao vazio da incerteza de uma vida que, ate então, nao se tinha referencia. td isso, foi realizado por amor a deus. se fosse tocado desse modo especial pelo amor de deus, não teria medo de resultados, pois a vitoria e certa para aquele que ama a deus ( promessa que ele mesmo falou)

portanto: sr piedade de mim que tão pequeno sou. piedade sr pq não consigo viver e sentir, em plenitude, o seu amor gratuito e sempre presente em todos os momentos da vida. . piedade de mim sr pq não me lanço aos desafios necessarios para realizar o bem e semear pelo mundo a sua paz
me ajude sr a te seguir e conduza-me pelas sendas da conversão rumo à jerusalem eterna.

ps; conclusão: escrevi todas essas linhas para concluir que nunca usarei tal adesivo, ele e forte demais.ehehe he...

FCR disse...

Eu vou colocar apenas alguns pontos importantes deste capítulo.

Primeiro, o texto demonstra a falta d esabedoria d aparte d eSaul e a resposta de Deus a isto. O ejuem que ele impôs ao povo foi imprudente. Acabou por conduzir o povo auma situação de pecado. Comer em cima do sangue significava estabelecer uma comunhão com os demônios ou os espíritos dos mortos, parttilhando com eles o sangue derramado sobre o solo. A fome do povo o conduziu a este pecado. A pedra rolada por saul cortou a comunicação entre os homens e as potências subterrâneas. Desu msotrou que Saul errara pelo sucesso de Jônatas qeu quebrou o jejum imposto pelo seu pai.

O urim e o tumim eram objetos de adivinhação. quando se queria consultar a Deus, rolava-se o urim e o tumim. Era tipo um dado, pelo que me parece. Porém, ninguém sabe do que se tratava com clareza.

é também ressaltada a importância dos juramentos. Pelo fato do juramento ter sido quebrado, Deus não respondeu a pergunta de Saul. Portanto, não devemos fazer juramentos idiotas.

Por fim, fala-se d aincompetência adminsitrativa de Saul, mostrando como ele arregimentava seu exército. O hoemme era bonito (valente), ele ia e escolhia a dedo. esta não é amelhor maneira d emontar um exército permanente.

Até o próximo capítulo.

GABI disse...

CAROS AMIGOS QUERO PARABENIZAR A TODOS PELO DIA DOS PAIS. A MISSA FOI MARAVILHOSA, E O TEATRO FOI DE MUITA UNCAO. QUE DEUS CONTINUE NOS ABENCOANDO AMEM

Priscila Favaro disse...

O que me chamou atenção nesse capítulo foi a confiança também. Como o fredão bem colocou, Jônatas entregou tudo nas mãos de Deus, enfrentou o inimigo e obteve êxito, já que foi perdoado pelo povo. Aliás, eles mesmo reconheceram que as ações tomadas por ele foi em nome de Deus:
Versículo 45
“Mas o povo interveio: Como haveria de perecer Jônatas, ele que deu essa vitória tão grande a Israel? Isso não pode ser! Viva Deus! Nem um só cabelo de sua cabeça cairá por terra, porque foi por Deus que ele operou hoje dessa forma. Assim o povo salvou Jônatas, e ele não morreu.”

Nessa passagem fica muito claro como é importante pedirmos a Deus discernimento para decidirmos muitas ações que, ainda que sejam nossas, interferem na vida do outro. Principalmente: através da oração diária, ser capazes de buscar a sabedoria necessária para seguir no caminho do Senhor e vivermos bem com as pessoas que nos rodeiam. Para isso, é “só” abandonar nossa vida aos pés da cruz....

.... um desafio e tanto! E quem quer largar osso do problema quando estamos extremamente preocupados em encontrar uma solução? Parabéns a Jônatas por esse mérito e coragem! (rs)

Fred disse...

Pris, lendo seu comentário me ocorreu também, que esta passagem mostra a importância da intercessão...

GABI disse...

MINHA PARTILHA VAI DE ENCONTRO COM A DE TODOS VCS E AINDA ACHEI BONITO O RACIOCÍNIO DE JONATAS AO DIZER QUE DEUS PODE VENCER COM POUCAS PESSOAS. ACHEI LEGAL TB DELE PEDIR A DEUS UM SINAL E TER A CONFIRMAÇÃO DO SINAL. ESTE É O NOSSO DEUS, PODEROSO E QUE ESTÁ SEMPRE A NOS DIZER E A DAR SINAIS EM NOSSAS VIDAS NA NOSSA CAMINHADA. PRECISAMOS AUMENTAR A FÉ E NOS ENTREGARMOS A ELE CONFIANTES.BEIJOS GABI

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.