1 Samuel 19

A proteção divina!!!

Como é bom contar com a proteção divina!

É interessante notar como Davi estava protegido por Deus. Nada lhe acontecia. mas era preciso Davi fazer sua parte: fugir, se esconder, mas não com o sentido de medo ou fraqueza, mas no sentido de inteligência. Claro, fiquei imaginando o porque de Davi não partir para cima de Saul e liquidar a fatura ali mesmo. Mas Davi só agia guiado por Deus.

Eu quero ser assim. Como disse o Capitão em sua partilha, eu quero estar íntimo de Deus e não apenas me colocar fiicamente ao lado de Deus, mas me colocar espiritualmente ao lado de Deus.

Muitos foram enviados para assasinar Davi, mas todos que se aproximavam era tomados pelo espírito de Deus e o que ocorria? morriam? não, era tocados pelo amor, eram transformados, eram convertidos e dissuadidos a não cometar tal crime.

Assim deve ser nossa conduta. Hoje mesmo, diante da notícia daquele médico suspeito de estrupar mais de 50 mulheres, me peguei pensando em vingança. Veja bem: se eu que não fui diretamente afetado pelos crimes deste médico, assumindo que sejam reais, fiquei indignado e queria vingança, imaginem as famílias afetadas.

Mas, se agírmos com amor, ao invés da morte de um podemos ter a ressurreição dele e de muitos que ele ajudar a salvar. Punição sim, ele deve assumir as consequências dos seus erros, mas só o amor pode transformá-lo.

Assim, oremos:
Ó meu Deus de amor, bondade e compaixão, tende misericórdia de mim que sou pecador. Envia-me Teus Santo Espírito para que eu consiga me colocar ao seu lado, no dia-a-dia e poder gozar dos inúmeros benefícios de ser seu servo e filho.

Amém


Deus nos abençoe,
Fred

6 comentários:

FCR disse...

Este capítulo apresenta:
1) Saul como alguém descontrolado e paranóico.
2) As diversas fugas de Davi garantidas pela proteção do Senhor Deus.
3)Nos versiculos 23 e 24 mostra o transe de saul não como revestimento da infusão do espírito, mas como o abandono definitivo do mesmo espírito. O rei, que talvez estivesse acima dos profetas (10,12) agora lhes está submisso. A nudez significa vergonha.

Lembremo-nos d enossa dignidade de cristãos e não nos atenhamos a coisas mesquinhas epequenas, pois fomos feitos para a grandeza que sempre se realiza na liturgia.

Até o próximo capítulo!

cap disse...

fredão obrigado pelas palavras. mas essa reflexão foi importante para mim. fiquei imaginando os filisteus se apossando da arca. possivelmente foi com o proposito de se tornarem mais fortes. contudo , o coração desse povo, que representa aqueles que estão distantes de deus, não estavam com o pai. dessa forma , neles naõ penetrava a graça de deus , que certamente,
voltando ao Cap 14 - eu queia partilhar sobre jônatas. figura interessante. filho do rei, demonstrou gd corageme, sobretudo fé, enfrentando os inimigos de peito aberto. pediu um sinal a deus e confiou nesse sinal. um sinal duvidoso até sobre o ponto de vista humano e do razoável. se vcs lemvbrarem o sinal combinado com deus por jônatas era o seguinte: caso o inimigo me chamar e pq o sr o entregará a mim. ora o inimigo so chamaria jônatas se tivesse a certeza de que o podia vencer . mas o filho do rei nao hesitou. na mesma hora não questionou. e dificil isso. o concurso que fiz, sete oficiais serão chamados na repescagem. eu pedi a deus um sinal para saber se estava entre os sete. deus me deu. mas eu tennho ate medo de partilhar isso. pq pode ser falata de discernimento de minha parte. mas resolvi partilhar com vcs para que deus seja glorificado. tb resolvi partilhar para tentar fazer um pouco aquilo q o fred falou: - fazer a vontade de deus sem medo. deus nos convida a ser discípulo. como tal devemos dar testemunho de sua graça e semear sempre a palavra do pai.

cap 16 e 17 - saul pecou e Deus ungiu davi.dvi se fortificou e tb demosntrou coragem e confiança em deus. uma confiança de jovem q beirou as raias da inconsequencia. como um homen pequeno e franzino, sem habilidade com arma poderia vencer o golias 9guerreiro forte e experimentado, q desafiou o exército de israel por 40 dias). quais sao os nossos golias q temos de enfrentar. estamos enfrentando ou estamso como aqueles militares isrelitas - sem forças e vontade de lutar -qdo isso acontece e pq ta faltando a unção do espirito.temos que ter esse animo de davi. determinar em nossa vida a vitoria de deus. nos conscientizarmos, com muita humildade, q somos filhos dele . teremos dificuldades sim, mas somos fihos de deus vivo.as bareiras devem ser superadas e clarao pela força do esp santo.

cap 18 - a amizade de jônatas e davi e comovende. jônatas amou davi e entregou-he a capa, as armas. talvez do pto de vista espiritual, jônatas tenha se doado a davicom todo o seu coração e sua alma que ele necessitou fazer algo de concreto para demonstrar isso. a demosntração de afeição e carinho e importante no dia-adia

cap 19 - interessante a situação vivida por davi. deus o cumulou de benção e graça. saul , afastou-se de deus e de sua graça em razão , talvez de ter se apaixonado pelo poder. ele teve inveja dos dons dados por deus a davi. gente isso e serio. qdo isso acontece na igreja e terrivel, pois o dom so tem sentido qdo partilhado na comunidade, no gp, no ministerio.
qdo a inveja vem, os beneficios do dom nao e experimentado por aquele que nutre a inveja. e a pessoal peca contra deus e contra o esp sto, pois nao observa q aquilo vem do proprio deus
. repetindo isso e seri demais.

bom amigos, fico por aq. bom partilhar, pois me obriga a pensar e a meditar essas coisas no coração. isso me edifica muito.
abçs!!

Fred disse...

Melhor ainda ler sua partilha cap.

Muito massa! Obrigado por escrevê-la!!!

Realmente foi um testemunho para mim sua partilha, principalmente sobre o seu concurso. Senti muita unção na sua decisão de atribuir a glória a Deus. Assumir, depois de ser chamado, que foi obra de Deus não tem o mesmo impacto de assimir antes de ser chamado.

Eu quero ser assim quando crescer hehehehe.

Sua partilha me fez enchergar algumas posturas minhas que devem mudar, e com a sua ajuda vou conseguir. Esporo poder ajudar você e a todos também.

Deus seja louvado!

Propaganda de fé: vem aí Te louvo 2!!! aguardem e orem!!!!
Fred

cap disse...

Fredão,
mais uma vez vc me anima com palavras de impogação. quero te dizer uma coisa. eu so partilhei isso com vcs por causa de uma palavra sua escrita aq no blog. eu nao me lembro muito bem, mas ela dizia mais ou menos assim, que deviamos agir sem medo e sem escrupulos no que se refere ao serviço de deus. eu pensei, com tristeza, qtas vezes o sr ja me revelou coisas e ja me determinou fazer alguma coisa e eu nao fiz. nesse caso, eu pensei o seguinte... primeiro vi a sua palavra partilhada. depois, lendo a passagem de jonatas, vi que ele foi louco. pediu um sinal meio suicida para deus. o pai deu o sinal. ele nao teve duvidas. e agiu. eu lembro q ele correu risco de morte. a sua pele estava em jogo. ele oq fez? acreditou.
bom no caso deus me deu 3 sinais que o que eu disse vai acontecer. bom se for verdade, (apesar de td revelo aq o medo de estar errado/ ou seja a falta de fe de certa forma) e eu passar, como eu olharia para deus depois, pq pensei como vc falou: falar antes tem mais valor. mas penso que se isso acontecer nos estamos juntos nessa.
primeiro pq eu so falei por causa da partilha aq q me deu força, e depois por causa da leitura de sumaca que tb e obra de nossa uniao.
então sinto que se acontecer ( mais uma vez me revelo)sera para o nosso crescimento espiritual em conjunto e para a gloria de deus.
com esse intuito, eu revelei a revelação.
Partilha dos meus sentimentos:
ao saber da revelação eu fiquei alegre. depois me veio uma tristeza e a pergunta: pq eu pedi isso? nessa bipolaridade eu sigo. ha momentos de imensa euforia. eu me imagino festejando e comemorando e testemunhado o ocorrido. em outros, penso eu caindo no ridiculo da falta de discernimento e o mico de ter que olhar para vcs er td mais. mas confio na misericordia e caridade dos irmaõs.
mas penso que isso seja um aprendizado para nos. daqui a pouco td nos estaremos afiados e identificado, como samuel, a vontade de deus e as revelaçes dele. afimnal, com ele tb aconteceu isso, na passagem que vc fresd chamou a atenção no inicio: samuca foi chamado 3 vcs pelo sr, ele so entendeu q era o sr na 3.
sigamos o caminho. estamos no mesmo barco. vamos partilhar td entre nos sem medo. e treinamento para o q deus quer no futuro de nos. nisso acredito
valeu fui

Fred disse...

Grande Cap, você não precisa se sentir ridículo, por doi motivos, não é, definitivamente, ridículo, ter a coragem de se tomar posse antecipada daquilo que não se vê, e quem de nós não temos discernimentos errados de vez em quando. Eu pelo menos é sempre que erro hehehehehe.

Deus seja louvado, e será louvado por sua vitória. Se assim discernimos corretamente, caso contrário, Deus seja louvado, pois, como partilhamos no sábado, em tudo dai graças, pois tudo é graça.

Fred

Priscila Favaro disse...

Gostei muito das partilhas desse capítulo. Realmente, a proteção divina sobre Davi é comovente e, pelo o que foi demonstrado até agora, a fé dele era muito segura, inabalável.

Tbm achei muito legal a partilha do concurso, capitão. É estranho como pedimos sinais e as vezes não acreditamos. Acho que, para mim, o pior é aceitar o tempo de Deus. Sempre quero tudo imediatamente... Tbm fico com receio de pedir a Deus esses sinais, não recebê-los e não aceitar a vontade Dele, sabe?

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.