1 Samuel 15

Achei muito interessante o arrependimento do Senhor.

Mas que me causou mais estranheza mesmo é a ordem de Deus para eliminar os amalecitas.
Seria pura vingança? O que pode estar por traz disso?

Bom, independentemente disto, o que fica para mim é que devemos ser fiéis ao Senhor se nos consagramos a serví-lo.

Será que temos sido fiéis?!?!

Vamos orar:
Deus de amor e de bondade: eu suplico o teu perdão, pelas vezes que eu desobedeço suas ordens. Me ajude a seguí-lo, enviando sobre mim o teu Espírito Santo de amor, perdão, fortaleza e perseverança.

Deus os abençoe,
Fred

3 comentários:

FCR disse...

A lei do interdito (hérem) era uma regra da guerra santa. Tudo devia ser destruído. Saul fazendo a vontade do povo e não a de Deus, poupou os despojos e o rei. Isto deve fazer pensar aos que ocupam posição de liderança. Fazer avontade de Deus ao invés de fazer a vontade dos comandados. Por exemplo, cabe aum pai educar seus filhos. Ele deve fazer oq eu é certo mesmo que os filhos não conordem com isto.
Os qenitas tradicionalmente eram considerados o povo do sogro de Moisés. Por isso, foram poupados.
além disso, samuel aparece no texto como profeta, mostrando os conflitos que se estabeleceriam entre os profetas e a monarquia.

Por fim, segundo Lamadrid, quando so relatos do reinadod eSaul forma escritos, o seu reino estava extinto fazia muito tempo. Portanto, estas narrativas servem como uma cr´tica à Saul que teve um reinado curto e não estabeleceu uma dinastia. É necessário rememorar a leitura deuteronomista da história. Para o deuteronomista, a fidelidade a Deus garantia benção e ainfidelidade maldição. Se o reinado de Saul foi curto é pelo fato dele ter sido infiel. Daí a narrativa pesada e severa contra este rei. Que não sigamos seu exemplo de incompetência e infidelidade a Deus.

Priscila Favaro disse...

Versículo 22
Samuel replicou-lhe: Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros.

Sem dúvida, foi o versículo que mais me chamou atenção porque resume tudo que o capítulo e o livro de Samuel tem se mostrado para mim até então: um grande manual de liderança!



E é tão completo que possibilita todos, sem exceção, ser identificado nas leituras.

 Seja na sua relação como pai/filho
 Seja na sua relação como chefe/assalariado/desempregado
 Seja na sua relação com estudante ou professor
 Seja na sua relação como CRISTÃO!!
 etc...

Enfim, volto a repetir o que disse em uma partilha aí atrás:
A hierarquia não diminui uns e outros. ELA EXISTE PARA QUE SEJA ESTABELECIDO UMA ORDEM E, COMO TAL, DEVE SER *O B E D E C I D A ! *

É dever do líder tomar atitudes coerentes com aquilo que Deus orienta, através do discernimento do Espírito Santo. Agora, se esse líder não tem essa postura... é outro esquema. Vamos ser fies na oração, nos apelos de Deus e fazer o que nos toca. Já refletimos que “Para todo esforço há fruto”, não é mesmo? Tomemos como verdade!

GABI disse...

O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO É QUE SAMUEL FICOU UMA NOITE INTEIRA INTERCEDENDO POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA DE SAUL. TEM HORA QUE SÓ A FORÇA DE UMA BOA INTERCESSÃO É QUE RESOLVE OS NOSSOS PROBLEMAS

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.