1 Samuel 18

Neste capítulo podemos contemplar a proteção de Deus contra todas as armadilhas da vida.

Mas o que realmente incomoda neste capítulo é a inveja que ronda a vida de Davi.

Isso me faz pensar em nossas vidas: será de qual tamanho a inveja dos outros para conosco?

Para nos livrarmos das armadilhas é bom que estejamos juntos do Senhor.

Oremos:

Deus de amor e de bondade eu vos suplico que nos abençoe e nos proteja de todo o mal e que, com a juda do se Espírito Santo, nos torne servos fiiéis a Ti e somente a Ti.
Amém!

6 comentários:

FCR disse...

Neste texto gostaria de fazer 2 análises principais:
1) A história do casamento de Davi lembra a história de Jacó.
2)Saul esqueceu-se d e governar e se ocupou somente de perseguir a Davi.

Fred,

A inveja é algo comum. As pessoas são capazes das maiores atrocidades por poder. Na minha experiência de vida, já fui perseguido de diversas formas.

Fui considerado criminoso por estar fazendo curso superior.

Fui traído por colegas de pastoral que queriam se ver livres de mim para terem mais poder.

Fui desprezado por motivos religiosos.

Pessoas sentiram inveja do meu conhecimento.

Fui perseguido por causa do meu salário.

Nenhuma destas situações foi sadia, nem para a pessoa que sentia, nem para mim. Mas d euma coisa tenho certeza: Deus em protegeu das melhores formas possíveis nestas situações. Já me encontrei em situações muito difíceis, mas em uma coisa tenho que dar graças a Deus: Se caí, não permaneci no erro. Se estava certo, não fui destruído.

Até a próxima!

cap disse...

caros mms,
pretendo partilhar o estudo que fiz do livro do samuca, (agora ele esta intimo)antes era do doutor samuelah ah ah, que bobagem, mas falando ´serio...
Cap1 - me impressionou o personagem ana e os acontecimentos que envolveram o nascimento do samuca.ana jamais perdeu a fé. sofreu sim, pq isso faz parte dfa vida. e mais ela viveu essa emoção com deus. ate que ela foi rezar e chorou diante de deus.nesse momento ela se entregou e no caso foi atendida no seu pedido.
outor personagem e o sacerdote heli. ele abençou ana. dessa forma indica o poder da benção e das palavras, sobretudo qdo vidas de um sacerdote.

cap 2 - ana ao ser atendida louva ao sr com o cantico. atitude semelhante a de maria ao visitar a prima isabel - indica a imp do louvor
omissão de heli na educação dos filhos acabou trazendo para a vida deles maldição- quem planta vento colhe tempestade. cuidemos para plantar o amor, a fe, a esperança e a caridade.
cap 3 - samuel ouve a deus mas nao identifica a sua voz. isso acontece literalmente conosco. isso ja aconteceu comigo. e uma voz diferente que e ouvida pelo coração, mas parece que , fisicamente falando, ondas mecanicas entrarma pelos ouvidos.ja aconteceu em um epsodio em bsb, qdo deus disse para mim vai devaga com o carro. estava trafegando em uma chuva. graças eu o ouvi!! la la frente meu carro , em uma curva , entrou em uma area suja de óleio e escorregou. como estava devagar nada aconteceu, e eu to aq para contar a história.
mas fico pensando qtas vezres nao ouvi o pai

cap disse...

....continuando....
cap 4, 5, 6 e 7 - caso da arca - a guerra e o temosr dos filisteus, a tomada da arca e as hemorróidas. penso que naõ adianta estar perto de deus. e preciso viver a fe e deixar que a graça de deus penetre em nosso coração. os filisteus a se apossarem da arca ficaram proximos de deus, mas nao ficaram intimos. os corações afastados do criador, nao trouxe bençãos para a suas vidas ,mas sim maldição. com deus temos a paz. isso que se tem que compreender. sem deus no coração nao temos a paz. ocorre que td retira a nossa paz e o nosso centro... nem que sejam as hemorró ( sem querer dar duplo sentido ao centro)

cap 8 - o povo pede um rei. isso desagrada à deus. isso me encafifou; pq deus ficou chateado com esse pedido. pedido natural, uma vez que todos os povos tinham um governante, um estado que ampara a população. um organização política que faz com que o povo se sentisse protegido. mas e exatamente poesse motivo. deus protegia diretament o povo. ele os guiava na paz e na guerra. contudo,essa proteção divin a requeria a fé para ser eficaz. o rei nao requer a fé. do ponto de vista prático ela existiria de forma concreta e por essa razão parecia aos olhos humanos mais segura e eficiente. aasim, a falta de fe fez com que o povo pedisse um rei.nos dias atuais isso acontece. sem querer julgar, mas tantos de nos nos apegamos a pessoas, principalmente no mndo da musica. e as tranformamos em idolos e as sigamos cegamente.na verdade temos que estar com deus. pessoas podem ate ser referencias. mas minguem substitui deus.

cap 9, 10, 11 e 12 - mostar a sagração de sau o escolhido; marcou a unção por samuel d e sU E O ESP DE DEUS VINDO ESTAR COM O NOVO REI. a contestação pro parte do povo- normal no universo politico e a ação de sau contra os inimigos fortalecendo a sua liderança
humildadae de samuca - renunciou a poder nomeando o rei. seguiu os designos de deus. isso demosntstra que samuca nao se afeiçou ao poder. mas sempre teve o foco de servi r à deus como juiz.as vezae isso pode acontecer.de se afeioarmos mais ao gamour de estar servindo do que ao serviço. tal atitude sera motivo de acusaçao para nos e nao produzira frutos

Cap 13, 14, 15 - saul foi rei, mas subiu a cabeça ne gente. acho que ele se perdeu um pouco. em alguns momentos pelo radicalismo - caso q quase matou seu proprio filho. nesse mesmo epsodio nao permitiu a alimentação do povo ao estraem perseguindo os filisteus.
por nao cumprir a ordem de deus por medo do povo. nese aspecto fiquei com medo. eu faço issi direto, qtas vezes ja deixie de realizar aquilo q deus me pedia por falta de fe, pelo medo do ridiculo ( sindrome de jonas), falta de discernimento ( consequencia da preguiça, falata de oração e tantas outras coisitas mais). mas, nao fiquem tristes por mim. eu ain da tenho o purgatório. infelizmente, chego a conclusao que temos que fazer. mesmo que caiamos no ridiculo, mesmo que sejamos questionados que faltou discernimento. se saul tivesse matado todas as ovelhas gordas o povo tinha achado ruim... vamo matar uma ovelhas gordas ai gente... desde que seja vontadae do pai

Fred disse...

Grande Capitão,
gostei demais da sua partilha, pois acabou sendo um bom resumo, bem centrado e aplicado.

Fiquei tocado com sua partilha, sobretudo sobre estar perto de Deus não é necessariamente sinal de salvação.

Muito interessante sua reflexão.
Obrigado por partilhar.

Um abração,
Fred

GABI disse...

ALGUNS PONTOS ME TOCOU NESTE CAPÍTULO: JONÂTAS COMEÇOU A AMR DAVI DO NADA. ISTO JÁ ACONTECEU COMIGO. TEM PESSOAS QUE CONHEÇO E JÁ GOSTO DE CARA E JÁ ME SIMPATIZO DE PRIMEIRA E DALÍ SAI UMA GRANDE AMIZADE, PRINCIPALMENTE NESTA MINHA VIDA DE MUDANÇA, JÁ VIVI MUITO ESTA EXPERIÊNCIA E CONSEGUI GRANDES ANIZADES.
E OUTRA PARTE QUE ME TOCOU É A QUE DIZ QUE DURANTE TODO O RESTO DE SUA VIDA SAUL DETESTOU DAVI, POR INVEJA. ESTE VERSÍCULO ME ENTRISTECE, PRINCIPALMENTE QD FALO DA INVEJA POIS PERCEBO QUE AS VEZES VIVENDO ISTO NA FAMÍLIA, E ISTO É MUITO TRISTE POIS DEVERIA SER UM LUGAR DE UNIÃO ONDE UM IRMÃO TERIA QUE SE ALEGRAR COM AS VITÓRIAS DO OUTRO, MAS PERCEBO QUE NA MINHA FAMÍLIA NÃO TEM SIDO ASSIM, VÁRIOS MOMENTOS NOS DEPARAMOS COM SAUL
BEIJOS GABI

Priscila Favaro disse...

A inveja de Saul por Davi também me chamou muito atenção.

Acredito que, grande parte dos problemas que temos atualmente é gerado por causa de situações como essa. Nessa concorrência danada, nessa falta de emprego, nessa carência de elogio e no acúmulo de vaidade, a inveja surge com algo avassalador. Torna as pessoas amargas e desconfiadas... daí vira uma bola de fogo, né?

Acho que todos aqui já tiveram algum situação desagradável por causa disso. Nada melhor que pedir a Deus que nos proteja da inveja alheia e nos afaste desse sentimento ruim.

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.