1 Samuel 17

Olá Pessoal,
depois de uma semana na serra do sipó, omde internet é algo muito difícil, estou de volta e "posto" meu comentário sobre este capítulo.

O versículo que sempre me chamou atenção neste capítulo é parte do 26:
"E quem é esse filisteu incircunciso para insultar desse modo o exército do Deus vivo?"

Esta frase, desde que a li pela primeira vez na vida, sempre me acompanhou. Ela mostra uma indignação de um israelita diante a provocação e a zombaria feita para com o Deus vivo.

Que sejamos assim, zelosos com as coisas de Deus.
Deus os abençoe,
Fred

4 comentários:

FCR disse...

O texto deste capítulo apresenta uma outra versão de como Davi começou a servir Saul. Provalemente esta versão é mais antiga.

Sobre a teologia deste capítulo, gostaria de ressaltar que na guerra santa, o povo de Israel era o santo exército do Senhor. Então os insultos dirigidos ao exército de Israel eram insultos dirigidos ao Senhor.

Outro detalhe é o fato de Davi não se utilizar da armadura e das armas de Saul, indicando que quando o Senhor combate não importam os recursos humanos. A vitória era de Israel, pois o Senhor por eles combatia fosse qual fosse a arma a ser utilizada por Davi.

Atualizando a reflexão, gostaria de colocar que quando anunciamos o Evangelho do Senhor, ele está realmente presente. Ele está conosco no anúncio da palavra, conforme o decreto Ad gentes 9. Outra coisa que não podemos nos esquecer é que a Igreja é o povo de Deus. Nós, Igreja, somos o povo de Deus hoje. Todo insulto à Igreja é um insulto ao Senhor Deus. Oremos por aqueçles qeu perseguem a Igreja e a desprezam, pois eles despreza e odeiam o pr´prio Cristo que é a cabeça desta Igreja. Não esqueçamos que somos o corpo de Cristo e vivamos conforme esta dignidade. Participamos do munus de Cristo como profetas (anúncio do evangelho por meio de palavras, atitudes e gestos que nos tornam presença deDeus na vida de nosso próximos. Não h´auqme não precise ouvir a palavra. Mesmo aqueles que caminham na verdade a muito tempo, precisamd ela se alimentar para se confirmarem no caminho), sacerdotes (participando da santa liturgia) e reis (Colocando-nos a serviço de nossos irmãos, sendo presença d ecristo em suas vidas)

Fred disse...

Fábio,
realmente estes pontos ressaltados em seu texto são de muita valia para nós hoje. Também me chamou a atenção o fato de Davi não estar "preparado" para a guerra.

Um abração,
Fred

GABI disse...

este capitulo é lindo e rico e nos faz viajar em pensamentos e reflexões grandiosas. é lindo ver como se deu a vitória, e o resultado de um abandono em Deus e de uma confiança nele. beijos gabi

Priscila Favaro disse...

Destaco dois versículos:

33 - Davi disse-lhe: Ninguém desanime por causa desse filisteu! Teu servo irá combatê-lo.(...)

36- Assim como o teu servo matou o leão e o urso, assim fará ele a esse filisteu incircunciso, que insultou os exércitos do Deus vivo.

Me chamou atenção a confiança, a determinação e a fé de Davi para proteger o exercícito do Deus vivo. Ele sabia muito bem sua posição, seu caminho, seu objetivo. Tudo estava muito claro e ele não vacilou quando surgiram os obstáculos.

Hoje eu peço isso: que Deus me conceda a graça de iluminar meu caminho, mostrar as dreções... abraçar o mundo é impossível! rs

Bjs!

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.