Juízes 3

Com o objetivo de provar a nova geração do povo de Israel, Deus permite que várias nações pagãs fiquem em meio às tribos. Por meio desta ação Deus pretende demonstrar sua força àqueles que constantemente se voltavam ao culto aos ídolos.

O sofrimento e a dor levam o povo à clamar por Deus, que misericordiosamente envia líderes, os chamados Juízes, que surgiam como sinal de conversão e salvação. O capítulo terceiro de Juízes evidencia a importância destes enviados de Javé, cujas características respondiam às necessidades do povo naquele momento, e os levava à vitória diante da opressão.

A liderança tem um papel fundamental no processo de salvação. A estrutura da igreja hoje é fundamentada nesta lógica. Nós temos a oportunidade hoje de contar com um líder, um pastor, cujo papel é ser sinal da presença de Deus em nosso meio, na condução de nossa caminhada rumo ao Pai.

Vamos meditar o capítulo 3 de Juízes, refletir e partilhar a nossa visão da realidade daquele povo a partir da nossa!

4 comentários:

Fred disse...

Pessoal, ao ler este capítulo, a impressão que se tem é de um povo "ioio". Temos uma situação que se repete constantemente no texto: o povo se consagra a Deus prometendo seguí-lo, depois desvia do caminho, o Senhor se encoleriza, fere o seu povo, e depois, através de um intermediário (o juíz) faz as pazes com seu povo.

Alguém mais pode me citar uma situação parecida?... Eu me vi nesta passagem. Quantas vezes prometo seguir fielmente a Deus e quantas vezes me vejo desviado do caminho.

Mas não quero ficar no comentário óbvio! Quero ressaltar aqui o amor deste Deus para conosco e para com seu povo.

AMOR! AMOR imenso!!! Deus te ama meu irmão, e te ama tanto que ao menor sinal seu de se voltar a Deus, Ele deixa sua cólera de lado e te perdoa e te cumula de dons e meios para vencer as batalhas da vida.

E é o que estamos experimentando hoje no MMDP. Basta ver, que ao menor sinal nosso de ser fiel a Deus, Ele tem nos cumulado de muitas bênçãos.

Deus seja Louvado.

GABI disse...

QUERIDOS IRMÃOS, TB TIVE O MESMO DISCERNIMENTO DO FRED EM RELAÇÃO AO POVO IOIO. E ME LEMBREI DE QTS VEZES ME ESQUECI DE DEUS E DEPOIS CLAMEI POR LIBERTAÇÃO. APROVEITEI PARA FAZER UMA ORAÇÃO DE PERDÃO AO NOSSO DEUS E DEPOIS MEU CORAÇÃO SE ENCHEU DE PAZ E ALEGRIA, POIS VEJO A BELEZA DA ORAÇÃO, OU SEJA COM JESUS TUDO PODE SER MUDADO PELA FORÇA DA ORAÇÃO, OU SEJA QD CLAMAMOS POR LIBERTAÇÃO Á ALCANÇAMOS PELA ORAÇÃO. E É O QUE A LEITURA DE JUÍZES NOS MOSTRA OU SEJA, O POVO CLAMA E A LIBERTAÇÃO ACONTECE.VAMOS TRAZER ISTO PARA NOSSAS VIDAS IRMÃOS RETORMARMOS E APRONFUNDARMOS NOSSA VIDA DE ORAÇÃO. QUE SEJA ORAÇÃO DE LOUVOR, CURA LIBERTAÇÃO, CLAMOR, PIEDADE INTERCESSÃO...O IMPORTANTE É NOS ENCONTRARMOS COM ESTE DEUS AMOROSO E INFINITAMENTE MISERICORDIOSOS NA ORAÇÃO

Elaine disse...

Este capítulo confirmou para mim a importancia dos líderes nas obras de Deus. É claro que esses líderes nem sempre são os melhores, nem os mais santos. Otoniel, por exemplo, era o mais novo, portanto, o menos experiente. E Aod, era "o canhoto" realçando com esse termo o fato de não usar "o lado direito". Mas, apesar dessas imperfeições, quando o Espírito de Deus desce sobre aquele que foi escolhido para ser líder, torna-o um ungido de Deus e por isso um ser dígno de nossa obediência. Se queremos chegar à Deus, temos que caminhar ao lado dos nossos líderes nas obras da igreja.

Anônimo disse...

Tive uma visão semelhante à da Tia Elaine... a vocação do líder à liderança do povo de Deus é algo que muitas vezes transcende a razão humana, mas que é também um grande sinal de misericórdia e de salvação!

Vejo a obediência como um importante meio de purificação e libertação, pois muitas vezes ela será sofrida, muitas vezes não entenderemos, mas sempre encontraremos graça e paz do Senhor quando escolhermos este caminho.

Como a Gabi diz, penso que a oração é um dos elementos fundamentais nesse processo, e hoje gostaria de orar à Deus, para que ele nos conceda, por sua misericórdia, toda a força necessária para que sejamos firmes no clamor, na intercessão e na espera!

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.