Juízes 4

A misericórdia Divina é infinita, e os Juízes tem papel fundamental no momento em que o povo de Deus se desvia do caminho. Deus está sempre pronto a perdoar os desvios do seu povo e são justamente estes Juízes que provovem o "reencontro" do Senhor com Israel.

Mais um opressor é derrubado e vencido pelo Senhor, justamente porque o povo clamou por misericórdia e voltou seus passos ao caminho reto. Mas mesmo diante da promessa do Senhor proclamada pela boca da sacerdotisa, o povo de Deus teve medo e vacilou.

E hoje? Até mesmo os homens e mulheres de fé, vivem este mesmo medo: diante de uma promessa do Senhor de uma vida digna e próspera, em que nada faltará, em que todos os obstáculos serão superados com a ajuda de Deus, e em que a única coisa exigida em troca é a confiança e a fidelidade a Ele, não crêem e não se entregam.

O que fazer? Como superar estes medos?
Vamos partilhar este capítulo.
Deus os abençoe.

8 comentários:

Fred disse...

Pessoal, duas coisas me chamara a atenção de maneira particular. Uma foram os versículos 8 e 9:
"Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes."

Baraque não confiou, teve medo. Bom isto é muito atual. QUantas vezes sentimos que devemos nos lançar no serviço de Deus, pois Deus esta chamando e não o fazemos, por medo de não dar conta. Mas o mais interessante é que a sacerdotisa concordou em ir, mas retirou dele todo o mérito da vitória, deixando claro que o Senhor entregaria os inimigo à mão de uma mulher. Imagino que esta seja uma coisa terrível aos homens de guerra de uma sociedade extremamente machista não. Ou seja, ficou claro que é o Senhor quem vence as batalhas, e não os homens.

E a segunda coisa que me marcou nesta leitura foi a forma como Sísera foi morto. Ele foi traido por quem ele confiava. Eu achei muiuto estranho ao ler, a fato de ele ser escondido dentro da casa com um cobertor. Pra que isto? Como um coberto pode esconder alguém? Se fosse em um porão, dentro de um armário, mas debaixo de um cobertor ao chão????

Isso mostra que Jael já tinha a intenção de matá-lo de entregá-lo nas mãos do povo de Deus. A conclusão que tiro disto: Não existe lugar segura para os ímpios, e o Senhor pode alcançá-lo onde que r que seja.

Deus os abençoe!
Fred

GABI disse...

Pessoal, adoro entrar no blog e ler a partilha de cada um , pois isto me ajuda a entender melhor a Bíblia e a mensagem de Deus para mim. Nossa Fred foi muito interessante a sua interpretação e muito sábia tb. senti sabedoria em suas palavras e é muito forte qd disse não existe lugar seguro para os ímpios.... Diante da leitura de Juízes e de toda a partilha do Fred, refleti que todas as vezes que nos depararmos com situações injustas, que nos sentirmos prejudicados vamos colocar tudo nas mãos do Senhor, pois Ele fará sempre o certo. Em relação ao medo vejo tb que a ordem do Senhor é abominó-lo das nossas vidas en todas as áreas. É aquela música da Adriana: Porque tenho medo se nada é impossível para tí. Em todas as áreas de nossa vida vamos fazer como está escrito em Juízes, pedir para o Senhor marchar adiante de nós
fiquem com Deus
Gabi

Fred disse...

Também compartilho do seu sentimento. Fico ancioso para ler a partilha de cada um, pois sempre tem um ponto de vista diferente e interessante.

Deus abençoe a todos!

Anônimo disse...

Srs A paz de Jesus, Parabéns Cristiane que Deus te abençoe saúde e paz Juninho & Família.
Estou me ambientalizando com o blog depois agente se fala MMDP

Elaine disse...

Os livros do antigo testamento muitas vezes nos descrevem cenas fortes e violentas. Porém, ao mesmo tempo, nos mostram um Deus presente e poderoso, como é o caso do versículo 14 que diz: " O Senhor mesmo marcha adiante de ti". E é assim que eu quero caminhar nesta vida: com a certeza que Deus está a minha frente, conduzindo o meu caminho. Sinto que nesse momento, especialmente, Deus está à frente de todas as atividades do MMDP e só por isso conseguimos vencer as nossas "batalhas". Mas devemos orar e vigiar sempre, para não vacilarmos e saírmos das suas pegadas. Pois as batalhas estão sendo vencidas, porém a vitória ainda está por ser alcançada.

Anônimo disse...

O que me chamou a atenção neste capítulo foram as mulheres enquanto figuras ativas no processo de intervenção de Deus na história daquele povo. Como já foi dito, desde aquele tempo a cultura dos países do oriente médio tende a desvalorizar a figura feminina, marginalizando-a, entre outras coisas.

Fico pensando que, também em nosso meio, esta realidade se apresenta de um modo diferente. Pensem nos marginalizados e excluídos de nossa sociedade... fiquei imaginando que seria como se o Senhor viesse promover em nosso meio uma grande libertação de uma opressão, e justificasse a vitória pelas mãos de um homossexual ou um aidético, ou ainda uma prostituta ou um drogado...

Que Deus, por sua misericórdia infinita, nos dê a graça de saber acolher também aos que sofrem dentro desta estrutura social muitas vezes injusta!

Priscila Favaro disse...

A parte citada pela Elaine foi a que mais me chamou atenção durante toda a leitura. Ao ler “O Senhor mesmo marcha adiante de ti", percebi como Deus é autoritário e zeloso quando se trata de seus servos.

Obviamente muitas dúvidas surgiram... a parte da morte de Sisero também me pareceu estranha, afinal... era só um cobertor!! Foi mto bom poder ler as outras partilhas e construir outra interpretação do capítulo. Sabemos que esses livros são difíceis de entender e diversificar os pontos de vista, sem dúvida, é a melhor opção!

Fred disse...

Pris, Deixa eu tentar ajudar! Qual sua dúvida com relação ao cobertor? Eu realmente logo percebi que havia algo estranho com o fato de esconder o cabra debaixo de um cobertor. Depois entendi que logo de cara a mulher já tinha segundas intenções. Me diz aí, qual a dúvida?
Fred

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.