1 Samuel 23

Este capítulo é uma passagem interessante e quero levantar algumas questões práticas em nossa vida:

Primeiro, sabemos que a dúvida, o medo, a insegurança, não vêem de Deus, contudo são extremamente normais e comuns nos homens e Deus sabe disto. Fiquei tocado com a nova consulta de Davi ao Senhor. Deus já havia dito para ele ir à Ceila que Ele lhe daria a vitória, mas diante do povo com medo ele voltou ao Senhor.

Quantas vezes em minha vida me enchi de coragem para anunciar alguma coisa e diante de terceiros incrédulos e desgostosos me deixei abater e perdi as esperanças. Mas como isto é uma característica inerente do homem, o melhor é sempre conversar com Deus.

Outra coisa impressionante, e que encontramos nos dias de hoje, é como existem pessoas que gostam de "ferrar" (desculpem a expressão) com os outros. Sempre tem um pra denunciar onde Davi está escondido. Em nossa vida, sempre tem um pra falar mal, para tecer comentários destruidores, etc. Mas se estamos em Deus, nunca seremos emboscados.

Por último, a perseguição de Saul a Davi. Mas que cabeça dura. Davi não era seu inimigo, e Saul perdia tempo perseguindo a um irmão, a uma pessoa que estava no mesmo lado. Enquanto isto, os Filisteus avançavam sobre o povo de Israel como vemos no final do texto. Não nos soa familiar esta perseguição??? Hoje, perdemos muito tempo criticando, atacando e prejudicando os irmão de caminhada dentro da igreja e nos esquecemos de focar no verdadeiro inimigo. Temos que parar de lutar entre nós mesmos e lutarmos contra o mal.

Senhor, ajudanos a enchergar e a fazer o que é de sua vontade.
Amém!
Deus abençoe a todos!

Fred
Fred

8 comentários:

cap disse...

caros amigos,
cap 19 e 20 = davi recebeu ajuda dos 2 filhos de saul. micol ,sua esposa e filha do rei o protegeu e jonatas q fez aliança com o davi. isso é prova do amor fraternal que ambos tinham por davi.
cap 21: interessante a passagem q davi se alimenta dos paes sagrados para seguir na fuga.nesse caso, lembro da passagem do evangelho que jesus e criticado por nao proceder como os fariseus. entao o mestre para respondê-los recorre a essa passagem, sinalizando que o amor e a misericordia sao mais inportante para se avaliar e escolher um caminho ou tomar decisoes ou realizar julgamentos.

cap 22: o mal existe. ele e real. no mundo vemos tanto desmor, que e fruto da inveja, da disputa natural que o homem e obrigado a empreender para sobreviver. o nosso desafio e ir contra esse ritimo natural que nos impossiona para o mal. qtas pessoas , na atualidade nao recebem amor em casa. pelo contrário muitas vezes sao violentadas pela violencia, pela ausencia de carinho e afeto e tantas outras atitudes que caracterizam falta de fraternidade com o proximo. oq esperar dessas pessoas$ convivemos com essas pessoas diariamente. alem disso, nos mesmos temos nossas carencias, nossas limitações e nossas vaidades. esse e o mundo , no qual vivemos, esse e o ambiente q enfrentamos.
nesse contexto, existe o maldade, que reina e tenta influenciar , aproveitando desse estado de limitação humana. nessa brecha ele deita e rola.

o q isso tem haver com o cap , ao meu ver td,
saul por inveja age, segundo o seu parecer. nao consulta a deus. então, resolve, por vingança matar os sacerdontes. nenum isrrelita quis cumprir a ordem de ir contra os sacerdotes, mas tinha um ali pronta a realizar o mal sem qq dor na consciencia. o endomita nao tinha qq escrupulo, quer seja cultural ou emocinal para cumprir a ordem real. assim ele encarna a figura do mal real que insiste em esta nesse mundo

cap disse...

cap 23:
no versículo 4 encontro uma pérola. davi, diante do ataque dos filisteus e do medo que seus companheiros sentiam consultou a deus sobre o q deveria fazer. teve a resposta e confiou nela, agindo conforme o sr havia dito. essa atitude de davi, contrasta-se com a de saul no cap anterior. ele narra o atitudes do rei, que em nenhum momento, investigou sobre a vontade de deus para realizá-las.
isso tem haver muito com a palavra nos dada no sabado por deus (eclesiaste 1). na vida td e vaidade. saul agia pela vaidade de se manter no poder. agia pela vaidade de ser adorado pelo povo. nao suportava a ideia de davi ter os dons que o próprio deus havia distribuido ao nascido em belem. por isso, cego pela inveja, passou a ter atitudes que satisfazia o desejo da carne. com isso, prejudicou e arruinou muitas vidas. vamos pensar naquele sobrevivente, filho de sacerdote. ele perdeu a familia em razão do capricho de saul.
bom, meus amigos, se td na tera E VAIDADE, O QUE ADIANTARIA fazer algo que nao seja a manifestação da vontade de deus$ o que saul ganhou matando os sacerdotes. o que recebeu perseguindo a davi$. portanto, seria bom que nos buscassemos realizar a vontade do pai com toda nossa força, em todos os dias de nossa vida.caso ao contrário corremos o rsico de viver em vão. corremos o risco de termos atitudes como a de saul.
lembremo-nos: td na vida são vaidades. se isso e verdade td nao tem sentido de ser realizado por ser efemero. so e perene aquilo que fizermos segundo a vontade de deus.

cap disse...

cap 23:
no versículo 4 encontro uma pérola. davi, diante do ataque dos filisteus e do medo que seus companheiros sentiam, consultou a deus sobre o q deveria fazer. teve a resposta e confiou nela, agindo conforme o sr havia dito. essa atitude de davi, contrasta-se com a de saul no cap anterior. ele narra o atitudes do rei, que em nenhum momento, investigou sobre a vontade de deus para realizá-las.
isso tem haver muito com a palavra nos dada no sabado por deus (eclesiaste 1). na vida td e vaidade. saul agia pela vaidade de se manter no poder. agia pela vaidade de ser adorado pelo povo. nao suportava a ideia de davi ter os dons que o próprio deus havia distribuido ao nascido em belem. por isso, cego pela inveja, passou a ter atitudes que satisfazia o desejo da carne. com isso, prejudicou e arruinou muitas vidas. vamos pensar naquele sobrevivente, filho de sacerdote. ele perdeu a familia em razão do capricho de saul.
bom, meus amigos, se td na tera E VAIDADE, O QUE ADIANTARIA fazer algo que nao seja a manifestação da vontade de deus$ o que saul ganhou matando os sacerdotes. o que recebeu perseguindo a davi$. portanto, seria bom que nos buscassemos realizar a vontade do pai com toda nossa força, em todos os dias de nossa vida.caso ao contrário corremos o rsico de viver em vão. corremos o risco de termos atitudes como a de saul.
lembremo-nos: td na vida são vaidades. se isso e verdade, td nao tem sentido de ser realizado por ser efemero. so e perene aquilo que fizermos, segundo a vontade de deus.

cap disse...

partilha da oração do sabado:

bom amigos, como me pediu o fred vou escrever sobre a partilha de sabado.

primeiro quero iniciar rendendo graças ao sr. ele tem nos abençoado. qdo digo isso falo de todos, pq mesmo qdo a gente nao ta, como eu ja faltei varias vezes, o que ocorre, de bom ou de ruim , diz respeito a todos.

a preparação:

nao foi por acaso que fomos parar la nas irmas, nesse sabado.isso teve um significado especial dessa fez. me senti como os apostolos. diversas vezes jesus falou assim no evangelho: vai la , qdo ce ve uma figueira la vai ter um homem. fale com ele que o sr mandou pegar uma ovelha e ele lhe dara. mais ou menos assim.

o todi foi la e conseguiu o local. a irma~s esperava pela gente e td estava la pronto nos esperando.

o significado da local das irmas:
eese significado foi revelado por ocasião da oração e da partilha. deus quer que seja dados passos mais concretos . que naõ se limite à teorias, mas que empreendemos com atitudes a palavra de deus na nossa vida.

quando em comunidade resolvemos ler juizes, o livro foi lido. a assim deviamos assumir o compromisso, que foi revelado durante a oração juntos.

as irmas sao exemplos para nos. elas têm regras de vida. elas se comprometeram com deus e uma com as outas. so assim e que seguiremos a jerusalem eterna.

assim, resolvemos, logicamente, todos estão convidados a fazer um jejum especial. no mes de setembro nao vamos ver tv. isso mesmo. nao vamos ver TELEVISÂO. o tempo de assistir novelas e assemelhados sera revertido para oração. nesse tempo, solicita-se que, entre outas coisas, que se entregue a deus a missa da crianças.

a oração:

durante a oração, o sr reservou-nos uma surpresa. a palavra que ele queria nos mostrar estava aberta no altar. a biblia da capela exibia para nos eclesiates 1. a leitura fala, em resumo, que td que esta debaixo da terra é vaidade. a existencia e as coisas relacionado a ela são efemeras. concluimos, juntos , que a vida, somente, tem sentido quando se realiza aquilo que for vontade de deus. o terrivel seria viver 100 anos, sem fazer aquilo que a misericordia do sr determinar. e preferivel viver pouco dentro dos designos de deus.

assim, deviamos tomar junto um compromisso de realizar a vontade de deus todos os dias de nossa vida.

aqui deus nos revela outra face daquilo que Ele quer de nos.

cumprir a vontade de deus deve ser uma norma de vida para nos. ela se relaciona com o carisma do ministerio humildade. em eclesiastico o Pai nos disse que td e vaidade. somente fazer a vontade de deus e que se pode vencer essa cruel realidade. então realizar a vontade de deus se opoe a vaidade. assim sendo, realizar a vontade de deus e se opor à vaidade. em outras palavras, a humildade , que e o oposta da vaidade, e um estado alcançado qdo fazemos a vontade de deus.
emfim, fazer a vontade de deus e preciso, viver nao e preciso. isso e realidade.

agora, nem sempre e facil discernir a vontade de deus. tb , as vezes, e extremamente dificil de aceitá-la.

deus ainda nos revelou 3 coisas, que podem ser resumidass no seguinte:

devemos sempre pedir para conhecer a vontade deus, ela sera revelada e ela acontecerá sempre na nossa vida
no caso atual, a vontade dele vai acontecer com relação a missa das crianças

bom amigos em resumo foi isso. caso tenha omitido algo, conto com os amigos fred e todão pata complementar

FCR disse...

No capítulo 23 do primeiro livro de Samuel, percebem-se a s vicissitudes humans. Tamb´me é notório como Davi é guidao pelo Senhor Deus. Para quem ainda não sabe, o efod é um instrumneto divinatório utilizado pelos sacerdotes. Lançavam sorte sobre o urimm e o tumimm. Ninguém hoje sabe como isto funcionava. Um outro detalhe importante é fato d esaul se descuidar de sua tarefa para perseguir Davi. Os filisteus atacaram e ele não estava vigilante com relação a isto por estar perseguindo Davi. Outro modo de se ler o capítulo é perceber o quanto Davi foi protegido por Deus.

FCR disse...

De fato, nesta comunidade da Divina ProvidÊncia há um sinal dos tempos para mim. Desde que passei amora rna região d apampulha, eu me dispus a estar disponível para dividir o meu conhecimento. E sempre vou estar disponível para isto. Não sou melhor que ninguém, mas eu acredito que saiba coisas que a maioria desconhece. Na minha experiência nesta comunidade, eu percebi que a spessoas não dão valor a isto. Estão tão fechadas em seus mundos que não percebem o que podem estar ganhando ou perdendo. Por vaidade não buscam a sabedoria. Acham que não precisam do conhecimneto da verdade e acabam se atropelando. A boa vontade é algo importante, mas deve ser posta em exercício. Buscar a sabedoria, é buscar a Cristo. No princípio era a palavra e a apalvra era Deus. No grego, palavra é logos. Logos é razão,e sabedoria. Sem querer contar vantagem, eu acredito que possuo o privilégio d epoder estudar teologia. E este privilégio me conduz ao régio dever de auxiliar o povo de Deus, do qual faço parte, a se instruir. Cada um tem sua vocação, mas todos são chamados a uma vida espiritual profunda que consiste em buscar conhecer a Deus e amá-Lo e amar a Deus e conhecê-Lo. A vivência litúrgica é a catequese mais importante. Por isso, eu pergunto: O que as crianças tem vivido nas missas? Elas tem compreendido o mistério por trás do sacramento da Eucaristia? Liturgia é vida... é participação no mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. As crianças estão entendendo isto? a missa não é apenas um encontro comunitário, nem consiste apenas em receber a comunhão. Cristo está realmente presente no decorrer de toda a missa. Será que nós entendemos isto? Eue stou estudando liturgia d a eucaristia este semestre. Mais uma vez, como entre tantas outras, digo que estou disponível para ajudar. Se quiserem, é só chamar.
Até o próximo capítulo.
Atenciosamente

Elaine disse...

Gostei muito da partilha do encontro do sábado. Infelizmente não pude estar presente mas deu pra sentir o quanto foi abençoada. Também pude observar que tanto a palavra de eclesiastes 1 quanto Samuel 23 nos leva a refletir sobre a importância de ouvirmos a vontade de Deus para o nossa vida e para a vida do ministério. E aqui gostaria de chamar a atenção que nem sempre a vontade de Deus está de acordo com a nossa. Sei que para muitos do grupo ainda é um sacrifício ter que participar da missa das crianças, porém se esse é o chamado de Deus nesse momento, que estejamos todos abertos para esse serviço. Pode ser que daqui há algum tempo Deus queira outra coisa de nós, mas o importante é estarmos sempre em oração para ouvir a sua vontade e que está possa se cumprir no meio de nós.

Fred disse...

Fábio, com certeza não é um "privilégio" só desta comunidade não buscar a sabedoria, mas de todas as que eu conheço. Claro meu amigo, sua ajuda é sempre bem vinda, inclusive, você sempre pode dar sugestões para a liturgia das missas das crianças. São e serão sempre bem vindas.
Deus te abençoe,
Fred

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.