1 Samuel 26

Era como eu disse em uma partilha como capitão: vamos ver até quando dura a "bondade" de Saul para com Davi.

Mais uma vez Saul queria matar Davi e Davi, tendo a chance de matá-lo, não o fez e confia que isto baste para que Saul desista de perseguí-lo. Davi, não desanima e segue confiante na proteção divina, que a bem da verdade, nunca lhe faltou.

Oremos:
Deus, eu quero aprender a confiar assim em Ti. me ajude.
Que este aprendizado seja pelo amor!

Amém.

Deus abençoe a todos,
Fred

10 comentários:

FCR disse...

Desculpe a demora em postar meus comentários. Estive muito ocupado na última semana. Vou postar aqui agora em 3 posts.
Capítulo 24: No capítulo 24, mostra-se ahonra de Davi ao respeita ro rei Saul. ele não teve coragem de se aproveitar do fato de Saul estar fazendo suas necessidades fisiológicas para matá-lo. Isto denota dupla honra:
Primeiro: Uma pessoa honrada enfrenta seus inimigos de frente. Não utiliza-se de subterfúgios covardes. Enfrenta seu adversário em batalha aberta.

Segundo: Saul era o ungido do Senhor. Deus o escolhera par ao papel de ser rei de Israel. Não é assim que deve ser tratado um escolhido de Deus. Portanto, quando tivermos divergÊncias com algum sacerdote ou religiosos, lembremo-nos disso. Se ele age contr ao reino dedeus, deixemos que Deus o julgue. Não levantemos nossas mãos contra os representantes de Deus na terra.

FCR disse...

Capítulo 25: Quantas vezes, ficamos irados por não sermos tratados com justiça? Davi não tinha direito de exigir a recompensa de Nabal. Curiosidade: Nabal traduzido significa infame. E Kaleb, clã do qual se origina, traduzido significa cão. O texto nos ensina 2 coisas principais: Não ficar esperando a recompensa daqueles a quem fazemos o bem. Isto me lembra certo conhecido por quem nutria grande afeição. Nunc ame esquecia dele. Toda festividade, eu lhe presenteava. Porém, dele me vieram muitas traições e decepções. Na verdade, tem sido assim com todos os amigos que consigo na Igreja. São geralemnte pessoas muito boas, mas que não querem tomar parte de minha vida e não estão a fim de ouvir meus conselhos. Todos dizem que sei muito, que tsou sábio, mas não estão dispostos ame ouvir. Elogiam muito, mas não tiram proveito do que tenho a oferecer. Mas nem por isso, cesso de oferecer aquilo que me foi dado de graça por Deus. Todos nós desejamos ser valorizados. Porém devemos nos lembrar que quando fazemos o que é bom, nada demais fazemos. O bem que nós fazemos vem de Deus e o mal que praticamos de nós mesmos. Davi queria ser reconhecido por Nabal pela dedicação com que tratou seus homens. Porém só recebeu insultos. como nós, ele desejou se vingar pela ingratidão e estava pronto para prosseguir com seu plano quando Abigail se colocou como intercessora em favor do marido. Na verdade, Deus colocou Abigail para impedir Davi de cometer uma imprudência. Nabal não tinha obrigação ne4nhuma de ser grato. Se ele era ingrato, cabia ao Senhor Deus fazer justiça deste caso. E davi deixou que Deus fizesse justiça. Todos nós deveríamos seguir este exemplo.

FCR disse...

Terminando o capítulo 25. No início do capítulo se fala que Samuel tinha morrido. Isto é importante.

Capítulo 26: Este capítulo apresenta algumas coisas interessantes. Além de colocar Davi dainte de saul em um asituação indefesa, desata vez é o Senhor Deus que entrega Saul em suas mãos. Mas o temor ao Senhor eo respeito ao seu ungido (messias)levam Davi a poupá-lo. Um outro ponto interessante é a identificação d eDeus com a aterra nos versículos 19 e 20. Para o povo de Israel daquele tempo, Deus era deus do território. Então saindo da terra d eIsrael devia-se cultuar os deuses das outras terras para que não se recaísse a ira deles sobre você. Somente bem mais tarde se verificará que o povo entendeu que o deus de Israel é Deus e não há outro além dele.
Espero qeu tenham gostado d a reflexão. Até o próximo capítulo!

GABI disse...

NO CAP 26 O QUE MAIS ME TOCOU FOI EST FRASE: O SENHOR RECOMPENSA A CADA UM SEGUNDO A SUA JUSTIÇA E FIDELIDADE. EU CREIO NISTO, POIS TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE, VAMOS COLHER AQUILO QUE PLANTAMOS. BEIJOS GABI

Fred disse...

Gostei muito Fábio, aliás, tenho aproveitado muito suas partilhas e aprendido bastante. Continue fiel nas partilhas.
Um abraço,
Fred

cap disse...

caros amigos,

cap 25 - A morte de samuel - me tocou ler que todo isrsel chorou por ele. isso significa que samuel fez o bem , e os beneficiados por essa bondade sentiram a perdam e tb eram gratos por ela.


com relação a gratidão, entendi por esse angulo o embate entre nabal e davi. davi cobrou retorno por proteção e defesa. assim entendi. do pto de vista moderno essa questão e estrnha. davi pediu, nabal como dono nao quis dar. ele tinha esse direito. mas talvez, nas priscas era, isso naõ fosse entendido assim acho que deveria haver um código que impunha a nadal essa obrigação, como forma de gratidão. se nao fosse assim davi nao cobraria com tanta tranquilidade.

abigali - diante do impasse de natureza masculina. houve um choque de vontades, que os levaram ao extremo :- o enfrentamento . se tivesse ocorrido, muitas mortes , de ambos os lados. porém essa mulher percebendo tal situação agiu como algodão entre os cristais. as mulheres tem essa qualidade.

cap disse...

cap 26 - de novo saul volta a perseguir davi. e estranho,pois davi ja tinha polpado a vida de saul e este havia ficado agradecido a davi por isso, inclusive, reconhecendo que davi o sucederia. mas, ele novamente ficou cego pela sua vaidade e foi atrás de davi.

mais uma vez, davi agiu segundo o esporito do sernhor o inspirou. dessa foema, poupou a vida do rei. a sua atitude tocou e libertou saul, que reconheceu o benefício recebido de davi, desistindo da perseguição.

cap disse...

caros amigos,

devo partilhar com todos aos últimos acontecimentos. de fato, não foram muito bons. não sei se vcs lembram daquele concurso que falei e do sinal recebido de Deus. pois é, o resultado saiu e não fui aprovado.

conveso a todso que fiquei decepcionado e triste, embora confiante naquilo que o sr deseja, pois ate aq ele tem me conduzido e desejo que isso continue. A decepção veio por não esta podendo testemunhar a graça do sr, por meio do sinal. tenho a convicção que isso não era vaidade minha, pois, com toda sinceridade agi com toda boa intenção e, sobretudo, diante do sinal julgado recebido, julguei-me com essa obrigação. portanto ter partilhado com todos foi uma impulsou que deveu-se a uma moral do dever. contudo, somos falhos. as vezae não entendemos aquilo que deus quer. isso aconteceu comigo. essa foi a maior decepção: - nao ter entendido o sr. de certa forma isso me abalou do ponta de vista da segurança e saber se algo e do sr.pensei assim - e agora, como vou ter a certeza. sera que nao cometerei outros equívocos.

bom amigos. algum dia conto para vcs como aconteceu td. agora encerro as minhas palavras pedindo a oração de todos para que o Pai me dê a orientação de como prosseguir no futuro e se devo fazer ou não esse concurso que é muito desgastenate. aproveito para me desculpar pelo discernimento errado. reafirmo tb, que isso faz parte do aprendizado e crescimento meu e do nosso relacionamento com esse deus amoroso, providente e poderoso.

fuii!!!!!

FCR disse...

Capitão,

Quando fiz o vestibular em dezembro de 1991 na federal e não passei, eu fiquei arrasado. tinha rezado muito. Baseei-me naquele trecho evangelho em Jesus afirma que tudo o que pedirdes ao pai em nome dele seria atendido. Então fui perguntar à minha ti an aépoca por que Deus não me concedera passar no vestibular da federal se o Evangelho era tão claro. Ela só me disse para terminar de ler. Quando li a passagem, mais adiante estava escrito para que a causa de vossa alegria seja completa. Aí, eu entendi que Deus não atende a nossos pedidos s enão for realmente para o nosso bem. Depois fiquei sabendo que passara n PUC. Sem maiores detalhes, isto me levou a conhecer um colega que morava no Bandeirantes, despertando o meu interesse por esta comunidade. Portanto, se eu tivesse passado na federal, talvez, eu nunca tivesse vindo a morar na Pampulha. Acredito que tive muitas experiências neste bairro. Não sei qual é o plano de Deus neste sentido, mas acredito que, no final, tudo tenha um significado.

Fred disse...

Cap,
Deus te abençoe!
Com certeza, Deus fará o melhor na sua vida.
Conte com nossas orações!
Um abração,
Fred

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.