Juízes 10


"11 Porém o SENHOR disse aos filhos de Israel: Porventura dos egípcios, e dos amorreus, e dos filhos de Amom, e dos filisteus,
12 E dos sidônios, e dos amalequitas, e dos maonitas, que vos oprimiam, quando a mim clamastes, não vos livrei das suas mãos?
13 Contudo vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses; pelo que não vos livrarei mais.
14 Ide, e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo do vosso aperto."


E agora?! Mais uma vez o povo de Deus se afastou, e por causa do flagelo que lhe sobreveio clama a Deus, mas Deus parece não querer mais saber de seu povo.

Será mesmo?.....

Leia o capítulo para descobrir! Deus os abençoe!

7 comentários:

Fred disse...

Enquanto eu lia o capítulo, foi me dando uma certa "preguiça", pois era mais uma capítulo que começava com: 'e o povo se desviou...'.

Eu pensei: Pra que narrar tantos desvios deste povo? O povo desvia, clama a Deus e Deus os livra. Já entendi a mensagem nos capítulos anteriores. Contudo, desta vez, Deus deixou mais claro, nos versículos de 11 a 14. Deus se "revolta" e não quer mais ajudar seu povo.

Mas o legal é que o povo então se rende ao seu destino evidente de abandonados por Deus mas mesmo assim clama por uma libertação então temporária. Legal que o texto diz que Deus se compadeceu e livrou ISrael, mostrando claramente a sua misericórdia.

Além disso, penso que se os livros da bíblia estão enchendo nossa cabeça com várias histórias semelhantes de inúmeros desvios e retornos, é para nos mostrar que Deus está sempre pronto para perdoar e nos receber de volta.

Sejamos assim também, sempre prontos para perdoar e acolher!

Deus os abençoe,
Fred

GABI disse...

CONCORDO COM O FRED EM RELAÇÃO A PREGUIÇA DA MESMA HISTÓRIA REPETITIVA DE INÚMERAS INFIDELIDADES. ETA POVO DIFÍCIL. MAS PENSO QUE TODOS OS DIAS TEMOS QUE OUVIR QUE NOSSO DEUS É INFINITAMENTE MISERICORDIOSO. É IMPORTANTE , E É BOM MERGULHARMOS NESTA MISERICÓRDIA DE DEUS, POIS GRAÇAS A ELA DEUS NÃO NOS TRATA COMO MERECEMOS. UMA VEZ ESCUTEI DE UM AMIGO QUE A MISERICÓRDIA DE DEUS É MAIOR QUE O AMOR. ELE DISSE: DEUS TE AMA INFINITAMENTE, MAS A MISERICÓRDIA DELE É MAIOR QUE O AMOR. PENSO QU ESTA MISERICÓRDIA DE DEUS É A NOSSA SALVAÇÃO.
BEIJOS GABI

Priscila Favaro disse...

"Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: Pecamos; faze-nos conforme a tudo quanto te parecer bem aos teus olhos; tão-somente te rogamos que nos livres nesta vez."

Fazer o que, né? (In - ?)felizmente, Deus é misericordioso... e mais uma vez deu uma chance para galera.

Ontem mesmo, na reunião de quarta-feira, conversamos sobre essas quedas e demais crises que vivemos. O Daniel disse uma coisa que me pareceu interessante: se a gte não passasse por crises, não era necessário comungar, já que uma só já tava de bom tamanho (etc...).

Qtas vezes nós do MMDP não caimos e levantamos? O mais importante é voltar mais maduro e com vontade de lutar contra novas quedas, mesmo sabendo que isso será meio impossível no limite humano.

Fred disse...

Bom Pris, espero que ao se referir às "crises que vivemos" você tenha se referido de forma geral às crises da vida e não ao momento específico do MMDP. Pois se foi a esta última eu teria de fazer uma pequena correção:

O MMDP não está em crise. Ele está ressurgindo e caminhando. Ele está produzindo frutos e servindo a Deus, e nós (aqueles que estão procurando) estão crescendo e recebendo as graças de Deus.

OK?!

Deus os abençoe.
Fred

Anônimo disse...

Fiquei tentando entender a relação da imagem com o capítulo, e pensei que poderia ser Deus dizendo assim ao Povo de Israel: "Não há nada como um dia após o outro, não acham"! hehehehe

É como canta o Walmir né:

Olha para tua história, tua vida
O que ainda te prende ao que passou?
Se tantos hinos cantamos
Tantos salmos recitamos
Falando da misericórdia infinita do Pai

Saibas que todo o teu pecado, em toda a tua vida
É uma pequena gota que se derramou no mar
Da misericórdia infinita de Deus

Quem poderá dizer que ela existiu?
Foi uma pequena gota...
O mar a consumiu


Ficar vendo a história se repetir é realmente cansativo, mas já não fazíamos isso? Quando cantamos hinos, músicas, salmos, a cada Pai Nosso que rezamos, não nos contradizemos enquanto verbalizamos algo que as vezes ainda não somos capazes de viver? Acho que é como bem lembrou a Pris da fala do Daniel, se entendermos plenamente o significado da Comunhão, não vamos precisar de comungar novamente.

No programa Direção Espiritual de ontem, O Pe. Fábio falava sobre o processo da arte. Uma pessoa que escreve, por exemplo, não vai concluir o seu texto na primeira tentativa. Haverão, até chegar lá, muitas revisões, muitas palavras e frases serão substituídas ou apagadas, muitos rabiscos serão feitos até que a arte fique pronta.

Assim também é a nossa vida. Não podemos querer que na primeira vez que buscarmos nos modificar pra melhor tudo se resolva. É como a semente, que precisará ser regada várias vezes até dar algum sinal de crescimento.

Vejo que hoje Deus nos concede a graça de partilhar desta história do Povo de Israel. Este é uma graça de Deus. E se estamos nos gastando nessa tarefa de tentar entender uma história que perece cíclica, que parece se repetir, algum propósito o Senhor deve ter para nós nisto. Não tenho nenhuma pretensão de tentar desvendar a existência deste propósito, até porque não seria capaz. Mas me conforta muito saber como é infinita a Misericórdia de Deus, e que ele, por tanto amor, nos leva, nos conduz e nos guia.

Priscila Favaro disse...

Ah, fredão!!

Acho que o que eu escrevi ficou um pouco confuso mesmo. Pra esclarecer, o que eu disse com relação ao MMDP é justamente isso: Ele está ressurgindo e caminhando. Daí minha observação qto a maturidade.

Eu acho que nessa "nova" caminhada, ressurgimento, nós do MMDP estamos abertos a experimentas novas experiencias com Deus. Conseguimos interporetar e discernir os sinais de Deus de outra forma!

Entendeu?

Fred disse...

Falou e disse Pris!!!
Nesta caminhada que estamos trilhando nós estamos vivenciando novas experiências do amor de Cristo, e graças a Deus, estamos fazendo isto juntos.

Deus abençoe a todos,
Fred

Postar um comentário

 
©2009 Ministério de Música Divina Providência
(Muito) Melhor visualizado no Google Chrome 1280x1024.